Os estudantes que participaram do Enem 2024 passam por dificuldades para acessar os resultados da avaliação, divulgados nesta segunda-feira 13 pelo Instituto Anísio Teixeira, o Inep.
A Página do Participante, na qual os candidatos devem acessar suas notas, permanecia fora do ar até o fechamento desta reportagem, às 13h40. CartaCapital questionou o Inep sobre o motivo da instabilidade e as soluções, mas ainda não obteve resposta.
O participante terá acesso à nota da redação (de 0 a 1000) e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os “treineiros”, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2024, o boletim individual será publicado em março.
Com o resultado do exame, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que abre a consulta sobre as vagas nesta terça-feira 14 no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com início das inscrições no dia 17; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos, o Prouni; ou acessar o ensino superior com o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.
Estudantes de escola pública podem concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada aos que estudaram na rede pública durante todo o ensino médio.
Como acessar o resultado?
O boletim individual de desempenho é disponibilizado na Página do Participante.
• Para acessar as notas, os estudantes precisam fazer o login utilizando a senha do gov.br;
• Caso o participante não se lembre da senha cadastrada, é possível recuperá-la: basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
Dados do exame
Segundo o Inep, a edição do Enem 2024 teve um total de 4,3 milhões de inscrições confirmadas. Dos inscritos, 3,1 milhões realizaram a prova, o equivalente a 75%.