Lideranças do PT e representantes de movimentos sindicais, segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha, estão discutindo a possibilidade de lançar José Dirceu como candidato à presidência do partido.
Com eleições presidenciais, de governadores e de parlamentares previstas para 2026, membros da legenda acreditam que o ex-ministro é o nome ideal para fortalecer o partido nos próximos dois anos e enfrentar os desafios do cenário político.
Segundo um parlamentar da sigla, a candidatura de Dirceu teria grande aceitação entre os militantes e ampla maioria na legenda. “Entre os nomes adorados pelos militantes estão José Dirceu e Gleisi Hoffmann, que deixará a presidência do partido em julho de 2025”, afirmou. A sucessão na direção nacional do PT será decidida por meio de eleição direta, com votação também para os níveis estadual e municipal.
Sindicalistas já procuraram José Dirceu para tratar do assunto, mas o ex-ministro, que está prestes a completar 80 anos, tem mostrado resistência. “Não quero de jeito nenhum voltar a presidir o partido, já fiz isso a vida inteira”, teria declarado. Dirceu esteve à frente do PT entre 1995 e 2003 e desempenhou um papel crucial na primeira eleição do presidente Lula.
Apesar da possibilidade, há resistências dentro do partido, especialmente em setores ligados ao governo. Dirceu já manifestou apoio ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva, como candidato ao comando do PT, nome que também conta com o aval de Lula.
A retomada do debate sobre o nome de Dirceu ocorre após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrar os processos contra ele em dezembro.
As condenações do ex-ministro foram anuladas pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, e os demais tribunais concluíram que os casos não poderiam ser reiniciados na Justiça.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line