Da Redação

Nicolás Maduro tomou posse nessa sexta-feira, 10/01, em Caracas, como presidente da República Bolivariana da Venezuela para o período 2025-2031.

A cerimônia, perante a Assembleia Nacional e representantes de 125 países e organizações internacionais, foi na sede do Palácio Legislativo

A solenidade começou com o juramento de Maduro à Constituição.

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, fez o discurso de abertura.

Maduro recebeu de Rodriguez o colar das chaves da arca, a faixa presidencial e cumprimentou deputados e convidados internacionais antes de assinar o termo de posse e discursar.

Diante de Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, Maduro faz o juramento como presidente constitucional da Venezuela para o período 2025-2031. Foto: TeleSur no X

Horas após posse oficial para o seu terceiro mandato, Maduro fez juramento popular em frente ao Palácio Miraflores, sede do Executivo venezuelano, onde milhares de apoiadores o aguardavam. 

Monyse Ravena, enviada especial do Brasil de Fato a Caracas, relata:

Em seu discurso, Maduro relembrou Hugo Chávez em vários momentos: “Nessa mesma rua, 12 anos atrás, com Chávez já debilitado, jurei lealdade ao comandante e ao povo”.

“Hoje superamos o estigma da traição, nós derrotamos a traição. Hoje cumpri como homem do povo e como cidadão a Constituição: às 11h fui juramentado como presidente constitucional da República Bolivariana da Venezuela até 2031″, afirmou.

Maduro comentou que 125 delegações de países estrangeiros estavam na Venezuela e que houve mobilizações em apoio à sua posse em mais de 300 cidades venezuelanas.

Ele ainda se referiu indiretamente às movimentações da extrema direita que saiu derrotada das eleições de julho do ano passado e, ainda assim, ameaçava intervir na posse do presidente chavista. “Enfrentamos a guerra psicológica incentivada pelos derrotados”, disse Maduro.

Após discursar, Maduro fez o juramento popular. Confira no vídeo que está no topo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/01/2025