Na sexta-feira (10), o comentarista da GloboNews, Octavio Guedes, foi obrigado a se retratar após declarações equivocadas sobre o recurso de “notas da comunidade” no X, antigo Twitter.
Em recente programa da emissora, o jornalista havia afirmado que apenas usuários verificados e pagantes poderiam participar da ferramenta, o que gerou correções de internautas.
Após repercussão negativa, Guedes reconheceu o erro em sua declaração: “Ao contrário do que disse, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não.”
ERRATA
“Ao contrário do que disse no meu comentário sobre as diferenças entre nota de comunidade e o sistema de checagem de fatos, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não.
“No X, basta que o usuário… pic.twitter.com/141z4WT0q1
— GloboNews (@GloboNews) January 11, 2025
Notas da Comunidade
A ferramenta “notas da comunidade” permite que usuários adicionem contexto a postagens de maneira colaborativa. “Diferente do que foi dito, não é necessário ser assinante para colaborar nas notas da comunidade”, destacou uma das notas corrigindo a declaração.
No X, a ferramenta é apresentada como um recurso para adicionar contexto útil e combater a desinformação de maneira colaborativa.
A plataforma esclarece que qualquer usuário pode participar, desde que cumpra os critérios de elegibilidade, independentemente de assinatura ou verificação paga.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line