Os metalúrgicos da Estrella Mobil, fábrica de motorhomes localizada em Santa Branca, entraram em greve por tempo indeterminado, nesta segunda-feira (6). Em assembleia no início da manhã, eles aprovaram a paralisação, motivada por atrasos nos pagamentos de salários e verbas rescisórias.
Os vencimentos, incluindo o 13º, e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não foram depositados pela Estrella Mobil. Com isso, os 35 trabalhadores da empresa passaram o Natal e iniciaram o ano sem os salários.
Além disso, a fábrica não fez o pagamento de verbas rescisórias de trabalhadores demitidos nos últimos meses de 2024.
Diante da situação, o Sindicato organiza a mobilização dos trabalhadores e exige uma reunião com a empresa. A greve e o pedido de reunião serão protocolados pela entidade ainda nesta segunda.
“Os metalúrgicos da Estrella Mobil ficarão de braços cruzados até que recebam tudo o que a empresa deve. O Sindicato segue ao lado dos trabalhadores, tanto dos ativos quanto dos demitidos, nessa luta”, afirma o diretor da entidade Lucas Francelino.
Calote em clientes
Além de não pagar salários e direitos, a Estrella Mobil também deu calote em seus clientes. Nas redes sociais, há denúncias de um grupo de cerca de 80 compradores prejudicados pelo atraso na entrega dos motorhomes. Muitos sequer receberam os veículos, mesmo tendo antecipado o investimento à empresa.
Essa não é a primeira vez que a fábrica prejudica clientes e trabalhadores. Antes de se registrar como Estrella Mobil, a empresa atuava com o nome de Keyframe, no bairro Chácaras Reunidas, em São José dos Campos. Encerrou as atividades sem pagar os funcionários, que tiveram de recorrer à Justiça para receber seus direitos.
Leia também!
8J: Os desafios colocados à classe trabalhadora 2 anos após a tentativa golpista