Boato – Um bebê foi registrado como Bananilson Farofa em Mato Grosso porque pais do Paraná adoraram banana com farofa.
Análise
Em meio a tantas pautas pesadas, vamos descontrair um pouquinho. Nos últimos dias, começou a circular um suposto print de uma notícia do portal G1 com a afirmação de que uma criança teria sido registrada com o nome de “Bananilson Farofa” no estado de Mato Grosso.
Segundo o boato, os pais escolheram o nome em homenagem à farofa de banana, prato típico da culinária local. O conteúdo viralizou nas redes sociais e levantou suspeitas pela escolha do nome inusitado. Confira abaixo o texto completo que está circulando nas redes:
Cartório de Mato Grosso registra criança com o nome de Bananilson Farofa Segundo os pais da criança: “Viemos do Paraná tem um ano, e ficamos encantados com a culinária mato-grossense, em especial a Farofa de Banana”. O cara depois de sofrer bullying com o nome:
Checagem
O suposto registro de uma criança com o nome “Bananilson Farofa” chamou atenção por sua singularidade, mas trata-se de um boato. Veja abaixo as respostas às principais questões levantadas: 1) Um bebê foi registrado como Bananilson Farofa em Mato Grosso? 2) Há alguém com o nome de Bananilson Farofa? 3) O G1 deu alguma notícia similar?
Um bebê foi registrado como Bananilson Farofa em Mato Grosso?
Não, nenhuma criança foi registrada com esse nome em Mato Grosso, ou em qualquer outro estado. O nome inusitado é apenas parte de um boato que circula nas redes sociais e não possui nenhum fundamento real.
Há alguém com o nome de Bananilson Farofa?
Não, não há registros no Brasil de qualquer pessoa com o nome “Bananilson Farofa”. Uma pesquisa em bancos de dados oficiais confirma que esse nome inexistente parece ser uma invenção para gerar humor ou engajamento nas redes sociais. Há apenas personagens em perfis de redes sociais com este nome.
O G1 deu alguma notícia similar?
Não, o portal G1 não publicou nenhuma matéria sobre o registro de uma criança com o nome “Bananilson Farofa”. O print é falso, e não há menção ao nome em nenhuma fonte confiável.
Conclusão
O conteúdo que circula nas redes sociais sobre o registro de uma criança com o nome “Bananilson Farofa” é falso. O suposto print atribuído ao portal G1 é uma montagem, e não há registros de qualquer pessoa com esse nome.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).