A presidente do México, Cláudia Sheinbaum, ironizou nesta quarta (8) a proposta do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”, em alusão aos EUA. Sheinbaum afirmou que os Estados Unidos deveriam ser chamados de “América mexicana”
“Obviamente o nome do Golfo do México é reconhecido pelas Nações Unidas. Por que não chamamos [os Estados Unidos] de América mexicana? Parece bom, não é?”, respondeu em tom provocativo a presidente mexicana.
Sheinbaum fez as declarações durante sua habitual entrevista coletiva realizada pelas manhãs, e estava diante de um mapa-múndi do século XVII em que aparece a região da América do Norte, especialmente no que hoje é conhecido como os Estados Unidos e o Canadá, é chamada de América mexicana.
En este mapa que presento de 1607, América del Norte es llamada América Mexicana, que es el mismo título que tiene la Constitución de Apatzingán. pic.twitter.com/BwtHDxYhdn
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) January 9, 2025
Apesar da resposta à altura, Sheinbaum disse que “terá uma boa relação com o presidente Trump. “Em que me baseio? Que houve uma boa relação com o presidente (Andrés Manuel) López Obrador (2018-24)”, disse, em referência ao seu antecessor e aliado.
Os comentários da mandatária mexicana foram feitos um dia depois de Trump ter dito que queria mudar o nome da região para “Golfo da América”, em alusão ao fato de os Estados Unidos usarem o termo “America”, em inglês, para designarem o próprio país.
“Vamos mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América, o que parece ótimo. Isso cobre muito território, o Golfo dos Estados Unidos, que nome lindo. E é apropriado”, disse Trump ao se dirigir aos repórteres em Mar-a-Lago.
A presidente mexicana também deu uma resposta simples à afirmação de Trump de que o seu país é “essencialmente gerido por cartéis”. “É falso. O México é governado pelo seu povo”, rebateu Sheinbaum.
Referindo-se aos comentários feitos por Trump no dia anterior, a líder mexicana sugeriu que “talvez tenha sido mal informado e pense que Felipe Calderón e García Luna ainda governam”.
Calderón é um ex-presidente que governou o México de 2006 a 2012. Genaro García Luna é um ex-funcionário do governo Calderón que foi condenado nos Estados Unidos por aceitar subornos de cartéis de drogas.