Osmar Terra espalha deepfake de Haddad sobre falso ‘imposto do cachorrinho’

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), publicou uma deepfake nas redes sociais retratando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Trata-se de uma técnica que permite alterar um vídeo ou uma foto com ajuda de inteligência artificial.

Na gravação fraudulenta, a voz atribuída a Haddad cita supostos tributos que seriam aplicados. O vídeo menciona até um inexistente “imposto do cachorrinho de estimação”.

A publicação de Terra no X recebeu um alerta na área de notas da comunidade. “Vídeo alterado digitalmente por IA”, diz a marcação.

Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial ? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake“, escreveu o bolsonarista. Ainda que alegasse ter dúvida, ele publicou o vídeo com fake news.

Osmar Terra ficou marcado por seu negacionismo sobre a pandemia. Em 2021, a CPI da Covid, no Senado, recomendou o seu indiciamento por dois crimes: epidemia com resultado morte e incitação ao crime.

“Durante a pandemia defendeu teorias negacionistas, sendo contrário ao isolamento social e propagando o chamado ‘isolamento vertical’ em desacordo com a comunidade científica”, diz o relatório final. “Levantamento do site Aos Fatos mostra que Osmar Terra é o congressista que mais publicou fake news sobre Covid-19 no Twitter.”

Artigo Anterior

Bolsonarista Osmar Terra divulga deepfake de Haddad sobre “imposto do cachorrinho”

Próximo Artigo

Movimentos participam de Festival Internacional Antifascista na Venezuela em semana de posse de Maduro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!