No próximo dia 25 de janeiro, o Partido da Causa Operária (PCO) iniciará a 52ª edição da Universidade de Férias, o maior evento de formação política do País, trazendo neste ano de 2025, o tema “A crise do imperialismo: elementos fundamentais da crise mundial”. O curso contará com a condução de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO e com vasta experiência tanto na condução das aulas quanto na própria análise política, abordando questões fundamentais do cenário internacional, como o fortalecimento do bloco anti-imperialista e a escalada militar da OTAN. O evento une teoria e prática revolucionária, com aulas, debates e atividades culturais organizadas coletivamente.

A Universidade de Férias é mais do que um curso. É uma experiência de integração entre camaradas revolucionários, militantes e simpatizantes do Partido transformadora, como destacou Helena Maués, jovem estudante de Minas Gerais, que virá a São Paulo para prestigiar o evento.

“Todas as edições que participei foram incríveis, não só pelos cursos, que são muito esclarecedores e sempre conectados com o momento político do País, mas também pelas atividades sociais, como jogos, piscina e a fogueira nas noites frias. É muito legal estar fechada em uma bolha só de comunistas por dez dias”, afirmou.

Além da troca de ideias e do aprofundamento político, o evento também se destaca pela infraestrutura pensada para acolher todos os participantes. Monique Fonseca, de Limeira, enfatizou como o ambiente foi especial para sua filha autista.

“Participei de duas edições e ambas foram maravilhosas. Minha filha veio para a última adorou, teve contato com animais que nunca tinha visto, um ambiente rural que era o hotel-fazenda em Araçoiaba da Serra, foi muito enriquecedor. O acolhimento para as crianças, inclusive para aquelas com autismo, foi exemplar. É incrível conviver com camaradas em um evento tão extenso, onde a vivência é intensa e enriquecedora. Fora o curso, que é conduzido pelo Rui. É o evento do PCO que eu mais amo.”

O tema deste ano ganha ainda mais relevância diante da conjuntura internacional marcada por tensões políticas e a crise dos países imperialistas. Participar da Universidade de Férias é uma oportunidade única para compreender o papel do Brasil nesse cenário e fortalecer a luta socialista.

As inscrições estão abertas, e todos são convidados a participar do curso e do acampamento de férias, que promete ser um marco na formação revolucionária. Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do PCO ou no Diário Causa Operária.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/01/2025