Na última terça-feira, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” quando retornar à Casa Branca. A declaração, dada em coletiva de imprensa, não agradou a presidente mexicana, Cláudia Sheinbaum, que respondeu à altura.
“Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’, que nome bonito. É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá”, afirmou o estadunidense, em provocação.
“Obviamente o Golfo do México é reconhecido em seu nome pelas Nações Unidas. Porém, por que não chamamos ‘América Mexicana’?”, questionou Sheinbaum apontando para uma versão antiga do mapa da América do Norte, quando o território conhecido hoje como estado do Texas ainda fazia parte do México.
“Parece bom, não é? Não é? Desde 1607”, brincou a presidente. “A constituição de Apatzingán (1814) era da América Mexicana. Então, vamos chamá-la de América Mexicana. Parece bom, certo? E o Golfo do México, bom, desde 1607, e também é reconhecido internacionalmente”, prosseguiu Sheinbaum.
🚨URGENTE: A nossa Presidenta Cláudia Sheinbaum (MORENA-🇲🇽) acaba de DESTRUIR o projeto de expansão territorial de Donald Trump sobre o país vizinho, HUMILHANDO o novo Presidente dos Estados Unidos da América. Ela afirmou para os colegas norte-americanos também ficarem atentos,… pic.twitter.com/EW5O9rOavi
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES (@pesquisas_elige) January 8, 2025
Na sequência, a líder do México rebateu a fala de Trump, apontando que houve um “erro” na comunicação do estadunidense: “Eles o informaram mal, com todo o respeito, porque acredito que lhe informaram que Felipe Calderón e (Genaro) García Luna (ex-secretário de Segurança de 2006 a 2012 e condenado nos Estados Unidos por ligações com o tráfico de drogas) ainda governavam em México, mas não. No México, o povo governa”, afirmou.
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, com uma superfície de cerca de 1,55 milhão km², e tem o subsolo rico em petróleo. Na entrevista coletiva, Trump não detalhou como pretende fazer a mudança.
Na ocasião, ele também atacou o México, dizendo que o país se aproveita dos Estados Unidos nas relações comerciais, e ameaçou aplicar mais tarifas caso o fluxo de migrantes ilegais não seja contido.
Donald Trump anunciou que mudará o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.
Soma-se isso ao chiste de anexar o Canadá e comprar a Groenlândia, temos uma medida dos próximos anos: um governo de fogos de artifício para a claque e passando o trator para os plutocratas. pic.twitter.com/qo5uNw6EIx
— William De Lucca (@delucca) January 7, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line