Além dos casos ocorridos no litoral de São Paulo, a rede de saúde pública de Florianópolis (SC) registrou um aumento no número de pacientes com virose. O prefeito da cidade, Topázio Neto (PSD), no entanto, atribuiu a culpa do surto ao “queijinho” e aos “ambulantes” que vendem seus produtos no local. Ele é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Sabe aquele queijinho feito na hora, na areia da praia? Gostoso, né? Mas pode fazer um mal danado”, afirmou. “O consumo de produtos cuja comercialização é proibida na praia é um dos principais fatores de virose no nosso verão.”
Em seguida, ele mencionou que, neste ano, a fiscalização aumentou e que os vendedores irregulares estão sendo identificados: “‘Poxa, prefeito, mas tem que deixar as pessoas trabalharem!’ Eu concordo. Ninguém quer atrapalhar o trabalho de ninguém. Mas tem regras, né? Quando vira bagunça, você também não gosta.”
O bolsonarista completou, orientando que os banhistas evitem consumir os alimentos vendidos pelos ambulantes na praia: “Se não quer passar as férias com ‘piriri’, já sabe: nada de queijinho e outros alimentos perigosos para a sua saúde.”
Com a maioria da praias de a Florianópolis contaminadas pelo esgoto e o aumento dos casos de GASTROENTEROCOLITE AGUDA bombando nas UPAS, o prefeito fez um vídeo culpando o queijo e os ambulantes pelo surto de diarreia pic.twitter.com/pKwE1JYJXB
— Enfermeiro do Lula 🦑🚩🇧🇷 (@enf_intensiva) January 7, 2025
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que os casos de virose registrados nas últimas semanas superaram a média histórica dos últimos cinco anos.
Ana Paula Corrêa, chefe da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Dive/SC, classificou o aumento como surto, explicando que “ocorre quando duas ou mais pessoas apresentam, em determinado período, sinais e sintomas similares.”
Apesar de ainda não identificarem as causas exatas do crescimento, a Dive e a Secretaria apontaram o calor intenso e o grande fluxo de turistas como fatores que contribuem para o fenômeno, que já era esperado nesta época do ano.