Boato – Um ladrão de farmácia se deu mal após cometer um crime. Ele teve o carro roubado e foi assaltado.

Análise

O que não falta na internet é mensagem falsa que se utiliza de algo que foi criado com fins humorísticos. Agora, nos primeiros dias de 2025, tem circulado um vídeo sobre algo que teria ocorrido durante o “governo Lula”.

De acordo com o conteúdo, um ladrão teria assaltado uma farmácia, tido o carro roubado e ainda sido assaltado. A situação teria ocorrido durante o governo Lula e é “comprovada” por um vídeo em um notícia. Leia a mensagem que circula na internet e a transcrição do vídeo:

Simplesmente o Brasil sendo Brasil! Um ladrão rouba uma farmácia e a situação sai do controle do bandido tudo foi flagrado por câmeras de segurança mais detalhes com o repórter Anderson Freitas as imagens que você vai ver agora são impressionantes um homem para um carro em frente a uma farmácia e desce do veículo fora do alcance das câmeras ele vai assaltar uma farmácia bem em frente ao lugar onde o carro

Está estacionado enquanto o assaltante está fora uma surpresa outro homem aparece e rouba o carro do ladrão quando o assaltante volta seu carro não está mais lá o bandido olha de um lado para o outro sem acreditar que seu carro foi roubado enquanto procurava seu carro outro homem chega e assalta o assaltante que fica sem nada e inconformado com o roubo do carro o bandido veio até esta a delegacia para prestar queixas mas chegando aqui ele acabou encontrando o dono da Farmácia que ele havia acabado de assaltar o bandido foi preso na hora

Checagem

O conteúdo gerou muitos comentários contra o ladrão e também contra o governo atual. Porém, uma análise do vídeo revelou que ele não é real. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) É verdade que um ladrão teve o carro roubado e foi assaltado após assaltar uma farmácia? 2) De quando é o vídeo que fala sobre o ladrão de farmácia assaltado? 3) Houve já algum caso real similar e esse?

1) É verdade que um ladrão teve o carro roubado e foi assaltado após assaltar uma farmácia?

Não. Dois motivos entregam, logo de cara, a farsa. O primeiro deles está na origem do vídeo em questão. O segundo está na ausência de qualquer fonte confiável que aponte para o caso do “ladrão da farmácia que foi assaltado”.

2) De quando é o vídeo que fala sobre o ladrão de farmácia assaltado?

Trata-se de um conteúdo produzido pelo programa humorístico “O Sensacionalista”, do canal Multishow. O programa, conhecido por satirizar situações absurdas, apresenta histórias fictícias de forma humorística e crítica.

O Sensacionalista (que tem um site de mesmo nome) sempre avisa que a notícia é falsa, mas nem sempre as pessoas entendem como uma sátira. A prova disso está em outros fakes desmentimos pelo Boatos.org. Há exemplos clássicos como “da fábrica de mendigos”.

Sobre o vídeo em questão. Ele foi publicado em 2012 na página do Facebook do programa, que pode ser visto abaixo ou neste link.

3) Houve já algum caso real similar a esse?

Pelo menos onde procuramos, não há registros confiáveis de uma ocorrência que aponte para um ladrão roubado duas vezes no Brasil. Nem durante o governo Lula nem antes ou depois.

Conclusão

O conteúdo que aponta que um ladrão teve o carro roubado, foi assaltado e preso após assaltar uma farmácia é falso. Ele é fruto de um vídeo humorístico criado para entretenimento e não corresponde a uma ocorrência real. Não há qualquer registro semelhante em fontes oficiais ou confiáveis.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 06/01/2025