Há dois anos, em 8 de janeiro de 2023, a história brasileira foi marcada pelos atos golpistas de bolsonaristas, que invadiram e depredaram a sede dos Três Poderes. Em alusão a data, o presidente Lula (PT) participará, na próxima quarta-feira (8), de atos públicos que devem simbolizar o “abraço” da democracia, na capital federal.
Num primeiro momento, o mandatário marcará presença na apresentação de obras de arte que haviam sido depredadas e foram restauradas por especialistas, em uma cerimônia com os presidentes dos Poderes, governadores e outras autoridades, no Palácio do Planalto.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), 21 peças foram restauradas, entre elas o relógio trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808, este consertado na Suíça, sem custo para o Brasil. Haverá ainda apresentação da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, um ícone do Salão Nobre do Planalto.
Após isso, Lula descerá a rampa do Planalto com autoridades para participar de ato convocado pela Frente Brasil Popular, na praça dos Três Poderes. Junto da militância, o presidente deve protagonizar o “abraço” simbólico da democracia.
Leia também: