As chuvas mais regulares estão contribuindo com a safra 2024/25 de grãos. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam que Minas Gerais deva colher 17,12 milhões de toneladas de grãos, superando, então, em 6,5% a safra 2023/24. Para o ano-safra, é esperada recuperação da produtividade das lavouras, que no ciclo passado foi muito afetada pelas condições climáticas desfavoráveis. Um dos destaques é a soja, que dever ter uma produção de 8,6 milhões de toneladas, um crescimento de 10,5%.
No Brasil, a estimativa aponta para uma produção de 322,4 milhões de toneladas de grãos, o que representa um aumento de 8,2%, ou seja, 24,5 milhões de toneladas superior ao volume obtido no ciclo 2023/24.
O gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Fabiano Vasconcellos (foto/reprodução internet), considera que “o resultado positivo esperado se deve à estimativa de recuperação da produtividade, sobretudo das lavouras da primeira safra frente a igual período da safra passada. Produtos como o feijão, o milho, a soja e o algodão estão com bom desenvolvimento e expectativas de boas produtividades”.