Ainda há tempo de pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto. A preocupação nestes primeiros dias de janeiro ocorre porque até o dia 30 de dezembro, o contribuinte conseguia um desconto de até 28,13%.
Mas o prazo acabou. Ainda assim, é possível obter alguma redução se pagar o tributo em janeiro, fevereiro ou março.
Quem pagar o IPVA até o dia 31 de janeiro, terá um desconto de 6%. Além disso, aqueles que não tiveram multas em 2024, podem ter um desconto chamado “Bom Motorista” de até 15%.
Alguns estados concedem, ainda, outros benefícios, a exemplo do Rio Grande do Sul, que com a Nota Fiscal Gaúcha o contribuinte tem direito a 5% de desconto.
Com o passar do tempo, o desconto vai reduzindo. Até o dia 28 de fevereiro, esse desconto é de 3%. Até o dia 31 de março, o desconto é de 1%. Os pagamentos à vista também recebem descontos.
Há, ainda, algumas isenções do imposto, destinados a veículos agrícolas, a taxistas ou ambulância e veículos de Pessoas com Deficiência (PCD), além do tempo de fabricação do veículo, obtendo essa isenção em casos de carros fabricados há 10, 15 ou 20 anos, dependendo do estado.
O IPVA é um imposto estadual e, portanto, cada estado disciplina as regras de cobrança, que variam de 2% a 4% sobre o valor venal do veículo.