A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será palco de um ato “em defesa da democracia” na próxima quarta, 8 de janeiro de 2025, exatamente dois anos após os ataques promovidos pela extrema direita e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes.

Organizado pela Frente Brasil Popular, o evento está marcado para começar às 11h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a organização, também são esperados representantes do Legislativo, do Judiciário e de diversas entidades da sociedade civil, além de lideranças religiosas.

O ato ocorre em um contexto de reforço da memória democrática, com destaque para as investigações e condenações dos envolvidos nos ataques de 2023. Mais de 200 pessoas já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de abolição do estado democrático de direito e dano ao patrimônio público.

Agenda de reforço à democracia
O evento faz parte de uma série de iniciativas do governo federal para relembrar e reforçar a importância da democracia brasileira. Durante a divulgação, o PT lançou um vídeo que relembra imagens do 8 de janeiro de 2023, enfatizando a mensagem “sem anistia” para os responsáveis pelos ataques.

O episódio, que marcou o início do governo Lula, foi caracterizado por atos golpistas em contestação ao resultado das eleições presidenciais de 2022. Na ocasião, mais de 1.400 pessoas foram detidas, e o governo federal interveio na segurança pública do Distrito Federal para conter as ações.

Significado político e histórico
Além de lembrar os dois anos do golpe frustrado, o ato também será um momento de reafirmação do compromisso com o Estado Democrático de Direito. A data é especialmente simbólica em um cenário de discussões sobre o PL da Anistia, que busca perdoar os investigados pelos ataques de 2023, e após o recente atentado contra o STF, em novembro de 2024.

Lula, que em 2024 realizou um evento solene para marcar o primeiro ano do episódio, reforçou em suas declarações a necessidade de construir um Brasil imune a golpes. “Nós poderemos estar construindo a possibilidade desse país viver todo o século 21 sem ter golpe de Estado”, afirmou o presidente.

O ato é aberto ao público e convida a população a participar de um “abraço simbólico à Praça dos Três Poderes” como forma de demonstrar unidade em defesa da democracia.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/01/2025