*Após sediar a cúpula do G20, o Rio de Janeiro vai sediar a reunião dos Brics em 2025 sob a presidência do Brasil. Desta vez, não contará com a presença de duas figuras importantes que participaram do encontro que reuniu chefes de estado das maiores economias do mundo, como o presidente da França, Emmanuel Macron, que conquistou os cariocas, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A França não integra o Brics, grupo formado pelo Brasil, Rússia, India e China. Já os Estados Unidos, além de não fazerem parte do bloco, em janeiro de 2025, Biden será sucedido na Casa Branca por Donald Trump. 

*Quem segue a movimentação do ex-ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, José Dirceu, já percebeu. Ele está de volta à cena política. Zé Dirceu, que tem bom trânsito entre empresários, magistrados e lideranças políticas de várias tendências, teria traçado duas metas para 2025: atrair aliados da centro-direita para o lado dos petistas e promover o candidato de sua corrente à presidência nacional da legenda: o prefeito Edinho Silva, prefeito de Araraquara (SP). Livre das condenações no Supremo Tribunal Federal (STF), Zé Dirceu também não descarta disputar uma vaga para deputado federal em 2026, cargo que ocupou entre 1991 e 2005. 

*Os pequenos negócios têm até 31 de dezembro deste ano para renegociar dívidas bancárias com descontos que podem chegar a 95%. Criado pelo Governo Federal em maio, o programa Desenrola Pequenos Negócios já renegociou aproximadamente R$ 6 bilhões, beneficiando cerca de 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/12/2024