Mais de 17 milhões de brasileiros já receberam a nova Carteira de Identidade Nacional

Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

“A nova Carteira de Identidade Nacional reduz as fraudes, melhora os cadastros administrativos e qualifica o acesso a serviços públicos digitais, pois possibilita um acesso mais seguro aos mais de 4,5 mil serviços digitais disponíveis no Gov.br”, destacou a pasta.

Em nota, o ministério reforçou que todos os brasileiros têm até 2032 para fazer a troca do documento pela nova identidade, sendo que a primeira via gratuita. Atualmente, a CIN é emitida em todos os estados brasileiros.

A nova identidade também possibilita um acesso mais seguro aos serviços públicos digitais, tornando mais fácil a vida dos cidadãos.

Infraestrutura pública digital

O ministério planeja construir uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de identificação civil no intuito de automatizar os serviços públicos. “Essa IPD utilizará a base de dados da CIN e a identificação em meios digitais do Gov.br”.

A proposta é que o Gov.br passe a informar sobre serviços públicos e privados, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou como tirar a carteira de motorista, dependendo da idade e necessidades do cidadão.

Fonte: Agência Brasil

Artigo Anterior

No Brasil, cerca de 1,4 milhão de estudantes enfrentam desafios de saúde por falta de água tratada em suas escolas

Próximo Artigo

Brasil prevê aumento da carga tributária global após aprovação da reforma fiscal no Senado

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!