A região de Gaza é atualmente o local mais perigoso para o fornecimento de ajuda humanitária, segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Socorro de Emergência, Tom Fletcher.

Fletcher afirmou que “Gaza é atualmente a mais perigosa, em um ano em que mais humanitários foram mortos do que qualquer outro registrado”.

“Apesar das enormes necessidades humanitárias, tornou-se quase impossível fornecer até mesmo uma fração da ajuda que é tão urgentemente necessária”, disse Fletcher, ressaltando que as autoridades israelenses têm negado acesso ao norte de Gaza.

O representante da ONU reitera a piora contínua na Cisjordânia, além do número de mortos ter atingido o nível mais alto já registrado pela entidade.

“No ano passado, as operações militares israelenses resultaram na destruição de infraestrutura essencial, como estradas e redes de água, especialmente em campos de refugiados dos quais famílias foram deslocadas”, disse Fletcher.

Além disso, “a crescente violência dos colonos e as demolições de casas resultaram em deslocamento e necessidades crescentes” e as “restrições de movimento estão impedindo os meios de subsistência das pessoas e o acesso a serviços essenciais — especialmente assistência médica”.

“Peço à comunidade internacional que defenda o direito humanitário internacional, exija proteção de todos os civis, insista que o Hamas liberte todos os reféns, defenda o trabalho vital da UNRWA e quebre o ciclo de violência”, afirma Tom Fletcher.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/12/2024