O domingo (22) reservou uma grande vitória para o esporte brasileiro. O tenista João Fonseca venceu o título do Next Gen ATP Finals, em Jedá (Arábia Saudita). Ele derrotou o atleta Learnen Tien, dos Estados Unidos, por 3 sets a 1 (parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2) e se tornou o primeiro brasileiro a vencer a competição. Este torneio reúne os oito melhores tenistas do circuito mundial até 20 anos.

Fonseca se tornou o segundo mais jovem a alcançar o título, com 18 anos e 3 meses. O mais jovem foi Jannik Sinner, que em 2019 venceu a competição com 18 anos e 2 meses. Atualmente o italiano ocupa a primeira posição no ranking mundial de tênis masculino, após vencer neste ano 2 Grand Slams: Australian Open e US Open.

O resultado de Fonseca foi suficiente para superar outro destaque em termos de idade, o espanhol Carlos Alcaraz. Ele também venceu o Next Gen ATP Finals, no ano de 2021, com 18 anos e 6 meses, e já venceu 4 Grand Slams: US Open (2022), Wimbledon (2023 e 2024) e Roland Garros (2024).

Leia mais: “Só tenho a agradecer a todo mundo pela torcida e por terem acreditado em mim. Isso é para vocês, esse caneco é nosso. Muito obrigado e vamos por mais!”

Ao repetir os passos de atletas de renome, o tenista brasileiro demonstra que está no caminho certo para disputar em alto nível nos próximos anos.

Atualmente ele está em 145º lugar na lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Somente em 2024, João subiu 585 posições. Apesar da vitória em Jedá, a situação dele não muda neste quesito, pois a Next Gen ATP Finals não soma pontos para o ranking.

Neste ano o atleta surpreendeu ao chegar nas quartas de final do Rio Open 2024, depois foi à final do Challenger de Assunção, no Paraguai, e também chegou nas quartas de final no ATP 250 de Bucareste, na Romênia. Em julho, conquistou o primeiro título, o Challenger de Lexington, nos Estados Unidos. Antes da carreira profissional, venceu, em 2023, justamente o adversário desse final de semana, Tien, e se consagrou campeão da edição juniores do US Open.

Nas redes sociais, o atleta comemorou o feito na Arábia Saudita:

Last Update: 23/12/2024