O ano de 2024 foi marcado por intensas batalhas contra o desmonte do Estado promovido pelo governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas.
O Sintaema esteve na linha de frente, resistindo ao processo de mercantilização da água e se posicionou contra a privatização da Sabesp, um ato de violência contra o povo paulista, pois transforma em mercadoria um bem essencial, a água, e sabemos os desafios que teremos pela frente, agora, com a Sabesp privada.
Neste ano, também, atuamos firmes em todas as esferas de ação do Sintaema para denunciar a devastação ambiental em nosso Estado e o desmonte das políticas públicas que colocam em risco a vida, o meio ambiente e os direitos da população, sobretudo a mais vulnerável.
Nosso compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras foi reafirmado em cada luta e em cada conquista. A campanha salarial da Sabesp resultou em um acordo coletivo com validade até 30 de abril de 2026, garantindo importantes avanços e estabilidade para o próximo período.
Além disso, celebramos acordos coletivos na CETESB, na Fundação Florestal, na SAEG e em diversas empresas privadas, consolidando direitos fundamentais, avançando nas conquistas e assegurando melhores condições de trabalho.
Em defesa da vida e do trabalho digno, o Sintaema não recuou diante dos desafios. Lutamos pela segurança e pela qualidade das condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e do meio ambiente, atuando em ações judiciais que beneficiaram tanto os trabalhadores da ativa quanto os aposentados. Nosso lema “nenhum direito a menos” foi mais do que uma palavra de ordem; foi uma prática diária.
Além das lutas sindicais, investimos na formação e no fortalecimento da classe trabalhadora. Realizamos debates, lives, audiências públicas, convênios e parcerias para ampliar a conscientização e oferecer suporte aos nossos associados e associadas. Cada atividade foi voltada para melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora no geral e fortalecer nossa organização, em particular.
Olhamos para 2024 com a certeza de que não faltou vontade e energia para lutar, mas também com os olhos voltados para o futuro. Sabemos que as lutas que nos aguardam em 2025 serão desafiadoras, mas seguiremos firmes, porque nossa causa é justa e nossa força vem da unidade que cultivamos em 50 anos de existência.
O Sintaema seguirá resistindo ao desmonte, combatendo injustiças e defendendo os direitos dos trabalhadores e do meio ambiente. Juntos, continuaremos a construir um futuro mais digno, solidário e sustentável.
Se vale o já feito, vale ainda mais o que virá. Avante, sempre na luta!
20 de dezembro de 2024
Direção do Sintaema