Na tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro, o radialista Roque Saldanha foi detido em Colatina, Espírito Santo, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Saldanha foi levado para exames de corpo de delito e tem audiência de custódia marcada para o sábado, 21 de dezembro.
A prisão de Saldanha está relacionada a sua participação nos atos de 8 de janeiro e a um vídeo postado por ele em redes sociais onde exibia uma tornozeleira eletrônica danificada e provocava o ministro Moraes com ofensas. O mandado de prisão contra ele foi expedido no dia 25 de novembro, antes do vídeo ser publicado.
Inicialmente preso em janeiro de 2023 por incitar violência e atos contra a democracia e membros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através das redes sociais, Saldanha, que reside em Governador Valadares, Minas Gerais, estava em liberdade condicional, monitorado por tornozeleira eletrônica desde 24 de janeiro do ano passado. O processo contra ele corre em segredo de Justiça.
O radialista teve a prisão decretada em novembro pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) por incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ainda no mês passado, Roque postou um vídeo destruindo sua tornozeleira eletrônica e xingando o ministro.
Na operação desta sexta, também foram apreendidos um celular, três chips, R$ 7 mil, e a tornozeleira rompida.