CTB assume liderança no Conselho Nacional de Saúde com nova composição de membros

Nesta quinta-feira (19), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi reeleita ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) durante a cerimônia de posse dos novos conselheiros e conselheiras nacionais de Saúde. Este evento marcou o início do mandato do triênio 2024-2027, com os conselheiros eleitos no processo ocorrido em 12 de novembro deste ano. A cerimônia contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que parabenizou os novos membros pela sua escolha. Os novos conselheiros que tomarão posse incluem Débora Melecchi, Elgiane Lago, Éder Pereira e Shirley Morales.

Durante a posse, também foram eleitos o presidente e sete membros da Mesa Diretora do CNS, que são responsáveis pela condução das reuniões do pleno e pelas articulações políticas e institucionais. O CNS é composto por um total de 144 conselheiros e conselheiras, incluindo titulares e suplentes, com uma distribuição paritária das vagas: 50% são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% trabalhadores do SUS e 25% falam de serviço em saúde e gestores.

Em suas declarações, Elgiane Lago, secretária de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB, destacou a importância da CTB no CNS, ressaltando que a reeleição da central é fundamental em um ano em que será realizada a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Ela expressou gratidão pela confiança depositada na central e reafirmou o compromisso com as pautas da classe trabalhadora.

Débora Melecchi, secretária adjunta de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB, também enfatizou a relevância da democracia participativa no fortalecimento do SUS, destacando que o conselho deve ser um espaço onde a sociedade civil seja capaz de expressar suas necessidades. Ela fez questão de reafirmar o compromisso com as questões essenciais para a saúde dos trabalhadores e anunciou o engajamento na realização da Conferência Nacional programada para agosto de 2025.

Artigo Anterior

Lula afirma a Galípolo que 'não haverá ingerência no Banco Central'

Próximo Artigo

Lula garante ao lado de Galípolo que política econômica seguirá seu curso normal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!