A maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe de Estado para se manter no cargo. A conclusão é da nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira.
Segundo o levantamento, 52% dos brasileiros acreditam que o ex-capitão participou da trama golpista que visava impedir Lula (PT) de assumir a Presidência após sair vitorioso da eleição em 2022. Outros 39%, porém, não acreditam que Bolsonaro tenha tentado um golpe naquele ano. Só 9% não sabem responder ao questionamento.
- 52% – Sim, tentou continuar a ser presidente planejando um golpe
- 39% – Não tentou continuar a ser presidente planejando um golpe
- 9% – Não sabem
A pesquisa, importante dizer, capta a visão dos brasileiros poucas semanas após o ex-capitão ser indiciado pela Polícia Federal pela tentativa de golpe de Estado. Além de Bolsonaro, outras 39 pessoas, incluindo militares do alto escalão das Forças Armadas, foram citados no inquérito.
Essa é a segunda vez que o instituto monitora o tema. Na primeira vez em que fez a pergunta, em março deste ano, 55% dos entrevistados disseram que Bolsonaro tentou dar um golpe. Eram 39% os que discordavam da participação do ex-capitão na trama. Naquele momento, só 7% não sabiam responder.
Plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
As investigações da PF que colocam Bolsonaro como integrante de um núcleo golpista também revelaram a existência de um plano de assassinato contra Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação dos investigadores é a de que Bolsonaro tinha conhecimento do plano, gestado na casa do seu ministro e candidato a vice em 2022, o general Walter Braga Netto.
Diante do cenário, o Datafolha também buscou entender a visão dos brasileiros sobre o nível de envolvimento do ex-capitão no caso. Os resultados principais, neste recorte, se referem ao grupo que teve conhecimento desse episódio. Integram esse grupo cerca de 63% dos entrevistados, sendo 29% muito bem informados e 27% mais ou menos informados sobre o assunto.
Para 50% desse grupo, Bolsonaro estava envolvido na trama. Outros 40% que dizem o contrário.
Quando os percentuais são levados ao quadro geral de entrevistados – independentemente do conhecimento do assunto -, a visão é de que Bolsonaro tinha conhecimento do plano para matar os seus opositores atinge 39%. Já o grupo que considera que ele não teve contato com o assunto soma 46%. Outros 15% não souberam responder.
Risco de golpe
O levantamento divulgado nesta quarta-feira indica que os brasileiros acreditam, em maioria, que o País viveu um risco de golpe. Essa visão se divide em três níveis: grande, médio e pequeno. Veja os resultados:
- Correu um grande risco de golpe de Estado em 2022 – 43%
- Correu um risco médio de golpe de Estado em 2022 – 17%
- Correu um risco pequeno de golpe de Estado em 2022 – 8%
- Não correu risco de golpe de Estado em 2022 – 25%
- Não sabem – 7%
A pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira contou com 2.002 entrevistas presenciais em 113 municípios do Brasil. Os dados foram coletados entre os dias 12 e 13 de dezembro. A margem do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.