Dinheiro e joias foram apreendidas em operação da PF contra policiais suspeitos de envolvimento com o PCC. Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo realizaram uma operação que resultou na prisão de três policiais civis, um delegado e quatro outros indivíduos suspeitos de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC). Com informações do Estadão.

Entre os detidos estão o delegado Fábio Baena e os investigadores Eduardo Lopes Monteiro, Marcelo Ruggieri e Marcelo Bombom. O policial Rogério de Almeida Felício está foragido. A operação também prendeu o advogado Ahmed Hassan Saleh, conhecido como “Mude”, apontado como um dos principais responsáveis pela lavagem de dinheiro da facção criminosa.

As investigações foram impulsionadas por informações fornecidas pelo empresário Antônio Vinícius Gritzbach, assassinado em novembro no aeroporto de Guarulhos e suspeito de integrar o PCC. Segundo o delegado da Polícia Federal Dennis Cali, os suspeitos apresentavam um padrão de vida incompatível com seus rendimentos oficiais, com a posse de bens como carros de luxo e joias.

A operação teve como objetivo desarticular um “núcleo financeiro” que fornecia suporte às atividades ilícitas da facção, como tráfico de drogas e roubos a banco. Durante a ação, foram confiscados dinheiro, armamentos e joias.

O escritório Bialski Advogados Associados, representando Fábio Baena e Eduardo Lopes Monteiro, declarou que as prisões são uma “arbitrariedade flagrante”, afirmando que ambos os policiais colaboraram espontaneamente com as investigações.

A defesa de Ahmed Saleh informou que está tomando medidas para reverter a prisão temporária, enquanto o advogado de Marcelo Ruggieri considerou prematura a decisão judicial. Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, cujas penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/12/2024