Memorial da libido de D. Engrácia, por Homero Fonseca
A voz suave de Orlando Silva escapava do celular segurado pela neta: Lábios que beijei, mãos que acariciaram…
Dona Engrácia fechou os olhos e deixou-se escorregar para dentro de si. Com a melodia de fundo musical, ouvia uma polifonia de vozes do seu passado de nonagenária. Aos poucos, os sons ficaram nítidos.
A MÃE: Menina, se comporta!
O PADRE: Isso é pecado, pecado, pecado, pecaaado, pecaaaaaaaaaado!
A PROFESSORA: Guarde-se pura para o casamento!
A TIA: Moça falada não arranja marido.
VIZINHA: Mulher perdida vale menos que um molambo!
A BÍBLIA: Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
O MARIDO: Abra as pernas, querida.
Nesse mergulho em seu passado distante, dona Engrácia apenas não conseguia ouvir o marido dizer, nas constantes e prolongadas ausências de casa, dizer para onde ia, fazer o quê, com quem, quando voltava. Essa lacuna encheu seu peito de uma angústia antiga.
Coincidiu com o fim da música no YouTube. Ela abriu os olhos e pediu para a neta mostrar o retrato do Cantor das Multidões. E murmurou para o celular:
– Orlando, se eu tivesse passado uma noite contigo, eu tinha te deixado molinho, molinho.
Homero Fonseca é pernambucano, escritor e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi editor da revista Continente Multicultural, diretor de redação da Folha de Pernambuco, editor chefe do Diario de Pernambuco e repórter do Jornal do Commercio. Foi também professor de Teoria da Comunicação e recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Atualmente, dedica-se à literatura e mantém um blog em que aborda assuntos culturais.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: https://www.youtube.com/watch?v=dJO1zHUtBR “