Nesta segunda-feira (16), novos ataques aéreos contra a Síria foram realizados pelas forças israelenses de ocupação, com alvos em infraestrutura militar nas províncias costeiras de Tartus e Latakia, assim como nas províncias de Hama e Homs, onde estão localizadas duas das mais importantes cidades sírias.
Segundo a agência de notícias russa TASS, citando fonte local, o ataque israelense contra o sistema de defesa aérea em Tartus resultou em uma explosão de potência comparável a um terremoto: “Eles atingiram a área de Tartus, mirando uma fábrica de cimento que abriga as defesas aéreas sírias. O impacto foi forte o suficiente para ser detectado por aplicativos móveis como um terremoto”. Vídeos divulgados em canais do Telegram mostram a explosão, que formou uma “nuvem cogumelo” gigante, com uma onda de choque que percorreu quilômetros.
Até o fechamento desta edição, quase 500 ataques israelenses contra a infraestrutura síria, tanto militar quanto civil, foram registrados desde o golpe imperialista que enfraqueceu o governo de Bashar al-Assad.