O presidente Luís Inácio Lula da Silva concedeu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que foi veiculada na noite deste domingo (15), logo após ter alta médica no Hospital Sírio-Libanês, onde passou por cirurgias na cabeça ao longo da semana. Segundo ele, o resultado de uma tomografia apavorou a equipe médica que o tratava.
“Fiz uma outra ressonância magnética. Quando eu saí, os médicos estavam assustados. Aí me ligaram de São Paulo, ó, tem que vir urgente”, declarou. “A última coisa que eu lembro é quando eu entrei na ambulância e eu só fui acordar no dia seguinte com a cabeça já embrulhada e empacotada”, disse ele.
“Estou me sentindo um cara protegido por Deus”, disse o presidente na entrevista, ao lembrar uma sequência recente de infortúnios que ameaçaram sua saúde nos últimos tempos. Lula revelou que após a queda no banheiro que causou sua lesão na cabeça que o levou de volta ao hospital na última semana, voltou a correr e fazer exercícios físicos antes do permitido pelos médicos. “Eu achei que estava fora de perigo, essa é a verdade. Eu devia ter tomado mais cuidado e não tomei.”
Eu me sinto um cara protegido por Deus. Um cara que nasceu onde eu nasci e não morreu de fome, é um cara protegido por Deus. #LulaNoFantástico
— Lula (@LulaOficial) December 16, 2024
“Eu me sinto bem”, afirma o presidente, reassegurando que a princípio volta a Brasília para trabalhar normalmente no final da semana. “É muito triste”, diz o presidente sobre a prisão de Braga Netto, sem no entanto citar o general de quatro estrelas. “Fiquei chocado.”
“Depois da noite que minha mãe faleceu, aquela foi a pior noite para mim”, disse a primeira-dama Janja, que participou da entrevista na Globo. “Foi bem grave a situação, foi bem complicado, mas ele está aqui firme e forte.”
“Foi uma situação grave”, disse o médico Roberto Kalil, que o atendeu. Ele também afirmou que havia risco iminente de morte, mas que se surprendeu com a boa condição em que o presidente chegou ao hospital em São Paulo para a cirurgia.
Lula deixou às 12h22 deste domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira (19) para recuperação.
Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.
Sua fala durou cerca de 15 minutos. “Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, declarou. “Sou paciente e democrata. Ele [Braga Netto] tem todo o direito à presunção de inocência. O que eu não tive, eu quero que eles tenham. Todo o direito e todo o respeito para que a lei seja cumprida”, disse o presidente sobre a prisão do general de quatro estrelas da reserva, ocorrida durante sua internação.
URGENTE: Daqui a pouco no Fantástico tem entrevista exclusiva com o presidente Lula, que recebeu alta hoje depois de uma cirurgia de emergência no cérebro.
LULA NO FANTÁSTICO pic.twitter.com/B1pP9D9IhM
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) December 15, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line