Boato – Depois de quase ficar cego, padre Fábio de Melo curou sua catarata usando o remédio Vision Letina e anunciou em suas redes sociais

Análise

O padre Fábio de Melo é um dos sacerdotes católicos mais conhecidos atualmente na sociedade. Além de padre, Fábio de Melo também é cantor e usa discursos muito simples, o que facilita a comunicação com pessoas de todas as idades.

Porém, de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o padre Fábio de Melo viveu maus bocados nos últimos anos. Segundo a história, o padre Fábio de Melo foi diagnosticado com catarata e quase ficou cego. Ainda segundo a história, o padre Fábio de Melo se curou usando o remédio Vision Letina, recomendado pelo doutor Lair Ribeiro. Confira:

Versão 1: “Ninguém sabe o que eu passei mas eu quase fiquei cego a minha visão estava a 90% embaçada e eu já não enxergava mais nada mas aí o Dr Lair Ribeiro me recomendou o Vision leitina que é um novo tratamento com tecnologia importada para recuperar a visão e foi o que salvou a minha vida o tratamento que eu passei do Fábio de Melo todo mundo pode fazer daqui pra frente esse negócio de cirurgia óculos lente vai acabar a medicina está evoluindo e o Vision letina é a prova disso porque ele corrige de qualquer problema de visão seja miopia astigmatismo catarata ou até glaucoma Então eu vou deixar o número pessoal de um especialista treinado por mim para quem tiver interesse e se adquirir o vídeo de um letina diretamente com alguém da minha vida”.

Versão 2: “PADRE QUASE FIOCU CEGO ESSE TRATAMENTO FOI O QUE RECUPEROU A VISÃO DELE. Meu pai sempre teve problemas de visão, que só pioravam. Ver sua frustração ao ler ou reconhecer rostos era doloroso. Um dia, vi um anúncio do Vision Letina no Facebook e, apesar da desconfiança em ter tentado de tudo e não ter resultado, decidimos tentar. Depois de algumas semanas, a melhora foi notável. Ele voltou a ler sem dificuldade, assistir TV e reconhecer nossos rostos de longe”.

Checagem

A partir daí, investigamos mais a fundo essa história e agora vamos te explicar, com todos os detalhes, os motivos para não acreditar nela: 1) O padre Fábio de Melo recomendou o remédio para catarata e quase ficou cego? 2) O Dr. Lair Ribeiro recomendou o tal remédio para catarata? 3) Vale a pena comprar o remédio Vision Letina anunciado em redes sociais?

O padre Fábio de Melo recomendou o remédio para catarata e quase ficou cego?

Não. O vídeo usado na história de hoje foi dublado por uma inteligência artificial (IA) e, portanto, não condiz com a realidade. O padre Fábio de Melo nunca afirmou ter catarata e muito menos recomendou o remédio. Não existe nenhuma evidência sobre isso e não há nada nas redes sociais do padre Fábio de Melo.

O Dr. Lair Ribeiro recomendou o tal remédio para catarata?

Também não. O vídeo que mostra o médico Lair Ribeiro, na verdade, é outra montagem. As imagens foram editadas e dubladas com inteligência artificial.

Essa não é a primeira vez que a imagem do doutor Lair Ribeiro é usada em golpes na internet. Aqui no Boatos.org, já desmentimos diversas histórias sobre ele, como a que dizia que Lair Ribeiro anunciou um suplemento alimentar que cura a depressão. Também a que indicava que Lair Ribeiro patrocinou um remédio que previne a catarata.

Porém, o próprio dr. Lair Ribeiro já declarou em suas redes sociais que não faz anúncio de nenhum remédio. Em um comunicado, ele informou que não representa nenhuma marca, não vende suplementos e nem indica remédios ou suplementos na internet.

Vale a pena comprar o remédio Vision Letina anunciado em redes sociais?

Não. Se um remédio precisa de propaganda enganosa para ser vendido, significa que ele não é confiável. Das duas, uma: ou você vai pagar caro pelo produto e ele não será entregue ou você vai pagar caro e o produto não vai entregar o resultado prometido (e acreditamos fortemente na segunda opção, até porque a catarata tem cura, mas apenas com intervenção cirúrgica).

Conclusão

Golpe ⚠️

O padre Fábio de Melo nunca afirmou ter catarata e muito menos indicou remédios ou suplementos para a doença. Os vídeos usados para divulgar o produto em questão foram alterados com inteligência artificial (IA). Tanto o vídeo do padre Fábio de Melo quanto o vídeo do dr. Lair Ribeiro foram dublados com IA (não se trata da voz original de nenhum dos dois). Por fim, se um remédio ou suplemento precisa de propaganda enganosa para vender, significa que o produto não é confiável. Pelo bem da sua saúde financeira e física, não compre.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

Categorizado em:

Anti Fake News,

Última Atualização: 01/07/2024