A maioria dos brasileiros acredita que Jair Bolsonaro tentou derrubar o presidente Lula. É o que revelou uma pesquisa da Quaest, divulgada na sexta-feira (13).

Foram 51% dos entrevistados que disseram que o ex-mandatário tentou derrubar o governo. Além disso, quase a metade (48%) também acredita que Bolsonaro participou diretamente do planejamento do golpe.

Maioria defende condenação de golpistas

A pesquisa também mostrou que a grande maioria da população, 75%, defende a condenação dos responsáveis pelos ataques na Praça dos Três Poderes e demais atos antidemocráticos.

O alto índice está presente não apenas entre os eleitores de Lula (80% defendem as condenações), mas também entre os defensores de Jair Bolsonaro (68% pedem punições).

Relação dos atos antidemocráticos com Bolsonaro

Contraditoriamente, o levantamento questionou a relação dos atos antidemocráticos com Jair Bolsonaro, e 50% disseram que as denúncias dos atos antidemocráticos não afetam a imagem de Bolsonaro.

O dado revela não necessariamente a falta de associação dos atos antidemocráticos com Bolsonaro, mas também a possível impunidade ou de que aliados do ex-mandatário não são influenciados pelas denúncias.

Neste grupo, 42% acredita que o impacto na imagem de Bolsonaro é para pior e 3% acredita que as acusações melhoraram a percepção de Bolsonaro.

Leia mais:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/12/2024