O arquiteto e vereador eleito, João Pedro, criticou a recente divulgação da privatização do Largo da Batata em parceria com a Ruffles. Foi firmado um acordo de dois anos com a marca da PepsiCo, e o largo, localizado em Pinheiros, São Paulo, passará a ser chamado “Largo da Batata Ruffles”. O espaço receberá novos bancos, parquinhos e atrações culturais, mas, em contrapartida, exibirá material publicitário da empresa.
O urbanista expressou sua insatisfação com a parceria, questionando a ausência de debate público sobre o tema e levantando dúvidas sobre como será o uso do espaço pela população após a marca assumir sua gestão. Confira:
“O processo, como tudo nesta gestão, não teve nenhum debate! Quais serão as regras dessa concessão? Quem quiser usufruir do espaço para atividades que não estejam ligadas a marca, como piqueniques ou outras atividades culturas poderão fazer livremente, ou terão que pedir para a empresa? As infraestruturas que a empresa implantará no local vai obstruir algum caminho que os pedestres fazem no local? Essas questões foram debatidas com alguém?
Isso tudo, além da questão de que a empresa comercializa um produto ultraprocessado que traz riscos à saúde de todos e todas, principalmente crianças.
Muitas dúvidas e muito risco da praça perder seu caráter público e a sociedade fica sabendo da iniciativa pelas redes sociais de um canal de imprensa. A gestão precisa parar com esse costume de atropelar todos os processos participativos e ignorar a opinião da população e de moradores”.
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