O vice-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Smith, declarou que as tropas americanas na Síria estão lá por uma razão específica e importante, não como uma moeda de troca. Acrescentou que estão lá há quase uma década para lutar contra o EI e ainda estão comprometidos com essa missão.

As tropas norte-americanas estão há anos no nordeste da Síria. Embora a presença seja oficialmente justificada como combate ao EI, os EUA nunca combateram efetivamente a organização. Em vez disso, o combate ao EI foi feito pelo Exército Árabe Sírio, com apoio da Rússia e do Irã.

De acordo com o governo de Ahmed al-Assad, a presença de tropas americanas na Síria era para saquear os recursos naturais do país. No nordeste da Síria, onde as tropas estão estacionadas, há campos de petróleo.

Atualmente, os EUA consideram retirar o grupo Hay’at Tahrir al-Sham da lista oficial de organizações terroristas, com meios de comunicação do imperialismo realizando uma campanha de propaganda para apresentar um retrato favorável ao líder do grupo e ao grupo em si.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/12/2024