Na madrugada de terça-feira, Lula passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma hemorragia intracraniana. O problema é resultado de um hematoma formado quase dois meses após uma queda sofrida pelo presidente no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro. A equipe médica realizou um procedimento de trepanação, que consiste na remoção do coágulo por meio de um dreno colocado em um orifício aberto no crânio do paciente.

A cirurgia transcorreu sem complicações. O presidente está consciente, bem e se alimentando normalmente, informou o médico Roberto Kalil, acrescentando que Lula deve permanecer na UTI por 48 horas, por precaução. “Fizemos o procedimento para evitar que o hematoma comprimisse o cérebro, e agora ele está livre de qualquer compressão ou lesão”, garantiu Rogério Tuma, outro integrante da equipe médica.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, informou que o governo não considera necessário um afastamento de Lula da Presidência neste momento. As agendas previstas estão sendo cumpridas pelo vice, Geraldo Alckmin. A transferência para o Hospital Sírio-Libanês ocorreu após o diagnóstico de hemorragia intracraniana identificado em uma ressonância magnética realizada na noite anterior, em Brasília.

Perto de 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em escolas públicas sem água tratada, própria para o consumo. A maioria delas é composta, predominantemente, de alunos negros. Os dados são do estudo Água e Saneamento nas Escolas Brasileiras: Indicadores de Desigualdade Racial. Realizada pelo Instituto de Água e Saneamento e pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), com base no Censo Escolar de 2023 do Inep, a pesquisa revela que a chance de um aluno em uma escola de maioria negra não ter acesso à água potável é cerca de sete vezes maior em comparação com estudantes de escolas com predominância de alunos brancos.

CNJ determina nova certidão de óbito para vítimas da ditadura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo de requisitar os prontuários médicos de pacientes que realizaram aborto legal. A decisão foi proferida na terça-feira.

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União foi deflagrada na terça-feira para combater desvios de recursos de emendas parlamentares. A Operação Overclean cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão preventiva, além de ordens de sequestro de bens, em cinco estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Médico é condenado a ressarcir o Erário por fraude em cota racial

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região condenou o médico Pedro Fellipe Pereira da Silva Rocha a pagar 550 mil reais por fraude no sistema de cotas raciais do ensino superior.

Biden aprova empréstimo bilionário e Trump cogita retirar os EUA da Otan

Os EUA anunciaram, na terça-feira, a concessão de um empréstimo de 20 bilhões de dólares à Ucrânia, respaldado pelos juros gerados por ativos russos congelados.

Em 2024, pelo menos 104 jornalistas foram assassinados em todo o mundo, sendo 55 na Faixa de Gaza, segundo relatório da Federação Internacional de Jornalistas divulgado na terça-feira.

Os deputados do México aprovaram, na terça-feira, uma reforma que concede direitos aos trabalhadores de plataformas digitais, setor que tem crescido de forma exponencial no país.

Publicado na edição n° 1341 de CartaCapital, em 18 de dezembro de 2024.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘A Semana’

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/12/2024