Turistas no Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Macieira/Ministério do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, projeta que o país vai quebrar o recorde da entrada de turistas estrangeiros no país este ano. O titular da pasta avalia que o número deve superar o resultado de 2018, ano em que foi registrado o melhor resultado.

Segundo o ministro, o Brasil já recebeu 3,2 milhões de turistas nos cinco primeiros meses do ano. Em 2018, no total, 6,6 milhões de estrangeiros viajaram para o país. A meta do Ministério do Turismo é alcançar 10 milhões de visitantes anuais até 2027.

O mês de maio deste ano registrou 335.652 viajantes de outros países, número 14,8% superior ao registrado no mesmo período no ano passado. No acumulado entre os primeiros meses de 2024, o aumento é de 8,6% em relação a 2023.

O ministro do Turismo, Celso Sabino. Foto: Cleia Viana/Agência Câmara

O país também registrou um recorde de recursos deixados por turistas no Brasil em 2023: US$ 6,9 bilhões (cerca de R$ 34,5 bilhões). Com o valor, o país assumiu a liderança da América do Sul em arrecadação no setor. Na ocasião, o ministro do Turismo afirmou que o governo tem promovido esforços para mostrar o Brasil para o mundo.

O registro da entrada de turistas é feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal. Um balanço realizado em março deste ano mostrou que houve um aumento de turistas de outros países da América do Sul, principalmente do Uruguai, do Paraguai e do Chile.

O número de turistas europeus também aumentou, segundo o levantamento, com destaque a portugueses e alemães.

Blue Sky

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024