Por unanimidade, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi eleito presidente do Consórcio Nordeste. A autarquia foi criada em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região.
Fonteles substituirá a também petista Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte. A posse será em janeiro.
A autarquia foi criada em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Ao discursar, Fonteles ressaltou que o consórcio permanece “útil para defender os interesses da região” e prometeu uma gestão pautada no diálogo. “No decorrer deste ano, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste.”
A eleição ocorreu em Natal, durante assembleia dos membros do grupo, que também contou com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e dos diretores do banco Tereza Campello e José Luis Gordon. O gerente da ApexBrasil no Nordeste, Sergio Ferreira, também esteve presente.
Antes de ascender ao comando do Piauí, nas eleições de 2022, Fonteles foi secretário estadual da Fazenda sob a gestão de Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento Social. O político tem 39 anos, é formado em Matemática pela UFPI e possui mestrado em Economia Matemática pelo IMPA.