O legado de Sun Tzu inspira a China a promover a paz global


Em uma era de transformações globais sem precedentes, o mundo está em uma encruzilhada crítica, lutando com déficits cada vez maiores em paz, desenvolvimento, segurança e governança. Enquanto a humanidade enfrenta desafios inigualáveis ​​durante este período tumultuado, a China está se esforçando para promover a paz global e a cooperação internacional.

Para alcançar esse objetivo, a China lançou a Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI), a Iniciativa de Segurança Global (GSI) e a Iniciativa de Civilização Global (GCI). Essas iniciativas abordam as questões urgentes do nosso tempo, oferecendo caminhos viáveis ​​e suporte robusto para a construção de uma comunidade global de futuro compartilhado.

Recentemente, mais de 350 delegados de quase 30 países se reuniram em Pequim para se inspirar no antigo estrategista militar chinês Sun Tzu e em sua A Arte da Guerra, o tratado militar mais antigo do mundo.

O Simpósio Internacional de dois dias sobre a Arte da Guerra de Sun Tzu teve como objetivo promover a cultura militar tradicional chinesa e oferecer uma plataforma para o diálogo global sobre como superar divisões, resolver conflitos por meio do aprendizado mútuo e promover a igualdade no desenvolvimento pacífico.

Participantes da China e do exterior compartilharam seus insights por meio de discursos principais e discussões em grupo sobre tópicos, incluindo o significado contemporâneo de A Arte da Guerra e os estratagemas de Sun Tzu na era da inteligência artificial.

O GSI, proposto pelo presidente chinês Xi Jinping, é um chamado à ação para evitar guerras e salvaguardar a paz e a estabilidade. O documento conceitual do GSI declara que os países devem permanecer comprometidos em resolver pacificamente as diferenças e disputas entre países por meio do diálogo e da consulta.

Além disso, especialistas disseram que o GSI também notou a importância da cooperação internacional para lidar com ameaças de segurança tradicionais e não tradicionais interligadas, enquanto A Arte da Guerra também pediu cooperação mesmo entre inimigos ao lidar com desafios comuns significativos.

O legado de Sun Tzu inspira a China a promover a paz global e a cooperação internacional, e o GSI é um passo importante nessa direção.

Simpósio de obra-prima atemporal

A arte da paz / Via GT

“O GSI proposto pelo Presidente Xi é muito importante no mundo de hoje… Temos muitas guerras ao redor do mundo hoje, e temos expansão de gastos militares em muitos países”, disse Cord Eberspacher, professor do Departamento Sinológico da Universidade de Bonn, na Alemanha, ao Global Times à margem do simpósio.

“Espero que o GSI não continue sendo apenas uma iniciativa da China, mas receba interesse caloroso de outras partes do mundo”, observou Eberspacher.

Via Global Times*

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/12/2024