Petistas denunciam que Campos Neto está comprometendo o país com elevação de 1% na taxa Selic

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (MG), a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR), e o coordenador da Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), acusaram nesta quarta-feira (11/12) a atual direção do Banco Central, comandada pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, de tentar sabotar o País ao promover o aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros. Na ultima reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa de 11,25% para 12,25% ao ano. Com o aumento, o Brasil passa a ter a segunda maior taxa real de juros – descontada a inflação – do mundo (9,48%), atrás apenas da Turquia (13,33%) e à frente da Rússia (8,91%), que está em guerra com a Ucrânia.

“É lamentável a decisão do Banco Central de aumentar a taxa Selic de 11,25% para 12,25% ao ano, a segunda maior taxa real de juros do planeta. Num último ato de sabotagem contra o País antes de deixar a presidência do BC, Campos Neto deixa claro, mais uma vez, que atua contra o Brasil e contra o povo brasileiro. Trata-se de um choque de juros contrários aos interesses nacionais, num momento em que a inflação está sob controle, a economia cresce e temos a menor taxa de desemprego da história. O custo da sabotagem aos cofres do país é em torno de 50 bilhões de reais!”, acusou o líder do PT, Odair Cunha, em postagem no X (antigo Twitter).

Irresponsável

A presidenta nacional do PT classificou a decisão do Banco Central de “irresponsável, insana e desastrosa para o País”. Ela ainda desqualificou a justificativa dada pelo BC para o aumento ao escrever em sua conta no X que “não faz sentido e nem seria eficaz para evitar alta da inflação, que não é de demanda” e “nem para melhorar a situação fiscal”, uma vez que o País irá gastar R$ 50 bilhões a mais por ano com pagamentos de juros da dívida pública.

“O BC está ignorando o esforço e sacrifício do governo em tomar medidas fiscais, que já estão no Congresso, para limitar o crescimento da despesa. Mas é o fecho da trajetória nefasta do bolsonarista Campos Neto no BC, responsável pela criminosa sabotagem à economia do País nos dois primeiros anos do governo Lula. Sufocou a economia e o crédito e não cuidou da especulação com o câmbio, que era sua obrigação combater. Já vai tarde Campos Neto. Espero que seu terrorismo fiscal também seja suplantado daqui para frente”, ressaltou Gleisi Hoffmann.

Na mesma linha, o deputado Lindbergh Farias postou em suas redes sociais um vídeo onde também acusa o atual presidente do Banco Central de tentar prejudicar o crescimento do País. Neste ano, o crescimento do PIB vai ultrapassar os 3%. O Mercado Financeiro no início do ano apontou que não chegaria a 1,5%.

“Isso que o Banco Central está fazendo é um absurdo. Vocês sabem quanto a gente já gastou com o pagamento de juros nos últimos 12 meses? 869 bilhões de reais. Sabe o que significa esse 1% a mais? 50 bilhões. Sabe quanto vai ser o déficit primário do governo, que eles ficam em cima, “ah, o governo está gastando muito”, de tudo nesse ano vai chegar a menos de 50 bilhões. Isso (aumento de juros) trava a economia e prejudica novos investimentos, o pequeno empreendedor, o empresário e o trabalhador. É um escândalo”, apontou.

Beneficiados com a alta dos juros

Apesar de prejudicar o País, Lindbergh Farias esclareceu que uma pequena minoria de brasileiros vai ganhar muito dinheiro com o aumento da taxa de juros. “Isso é um conluio. Deveria existir uma investigação séria de quanto eles (beneficiados com a alta de juros) estão ganhando. Eu mesmo denunciei o Campos Neto, e até agora ele bloqueou na justiça (a investigação), e provei que ele tem empresas, fundos (de investimento) que ganhavam quando a Selic aumentava. Desculpe a minha indignação, mas esse é um momento de revolta com o que esses canalhas estão fazendo com o nosso País”, desabafou.

Héber Carvalho

 

 

Artigo Anterior

Haddad destaca "surpresa" com decisão da Selic, mas afirma que alta juros já estava prevista

Próximo Artigo

Vítima de acusação de estupro por Diddy quebra silêncio após 14 anos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!