A mídia do Oriente Médio começa a repercutir informações sobre o que está acontecendo com a Síria após a queda do ditador Bashar al-Assad.

Informações da mídia turca indicam que a nova constituição síria deve levar cerca de seis meses para ser redigida, e o processo de transição política está previsto para durar 18 meses.

“Uma nova constituição será redigida nos primeiros seis meses e será submetida a um referendo durante este período. Além disso, haverá um novo censo populacional e as listas de eleitores serão atualizadas”, destacou o site Al Mayadeen, citando fontes ouvidas pelo jornal turco Hürriyet.

Outros pontos de destaque envolvem a composição de novos partidos políticos conforme a nova constituição e a realização de eleições. Tal disputa será supervisionada pelas Nações Unidas, e a administração entregue ao partido que vencer as eleições.

A publicação turca destaca que esse processo marcará o fim oficial da administração interina na Síria. “Todo o processo será concluído em 18 meses, permitindo que os partidos eleitos pelo povo sírio comecem a governar o país”.

Mohammad al-Bashir foi apontado pela administração de operações militares da Síria como o responsável pela composição de um novo governo para supervisionar o processo de transição. Em discurso televisionado, al-Bashir afirmou que iria atuar como primeiro-ministro de forma temporária, até 1º de março de 2025.

Enquanto o novo regime sírio tenta estabelecer um novo governo, a ocupação israelense está realizando os maiores ataques aéreos de sua história e, na visão de Sanam Vakil, diretora do programa do Oriente Médio na Chatham House, o governo de Benjamin Netanyahu está aproveitando a incerteza política síria para impor uma “nova doutrina” de segurança ao criar zonas-tampão em suas fronteiras com o uso de terras árabes.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 11/12/2024