O Banco Central planeja atenuar o estímulo ao emprego e prevê substanciais elevações na taxa Selic nas próximas reuniões

O Conselho de Política Monetária do Banco Central decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira, aumentar em um ponto percentual a taxa básica de juros. Com isso, a Selic salta de 11,25% para 12,25% ao ano.

Ao justificar a decisão, o BC mencionou um ambiente externo “desafiador”, devido principalmente à conjuntura econômica nos Estados Unidos. No front doméstico, segundo a instituição, o conjunto dos indicadores de atividade econômica e do mercado de trabalho continua a apresentar dinamismo, com destaque para o Produto Interno Bruto do terceiro trimestre.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego“, indica o comunicado do BC.

O Copom projeta para as duas próximas reuniões “ajustes de mesma magnitude”, a se confirmar o cenário esperado. A Selic chegaria, portanto, a 14,25% ao ano.

“A magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, completa o colegiado.

Os próximos encontros do conselho ocorrerão entre 28 e 29 de janeiro e entre 18 e 19 de março de 2025.

Artigo Anterior

Candidatura de esposa de Camilo Santana ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará é oficializada

Próximo Artigo

Supremo Tribunal Federal deve aproveitar julgamento sobre redes sociais para abordar inteligência artificial, afirma ministro Moraes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!