Plano de Ação do Coletivo Terra Vermelha para o Conselho dos Guaranis

Nossa contribuição e propostas para a reunião do Aty Guassu dezembro 2024

 

POR ÁGUA, PELAS RETOMADAS E POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA NOSSA COMUNIDADE

 

Vivemos um momento de agravamento da crise em nosso País e em todo o mundo, que vê avançar a política de golpes, guerras e destruição dos grandes países imperialistas contra os povos oprimidos.

Aqui em nosso País, os índios estão entre os que mais sofrem, junto com a classe trabalhadora. Aumentam os ataques às nossas terras, nos deixam sem água, sem condições de produzirmos nosso sustento e de nossas famílias. E quando reagimos a essa imensa exploração a repressão tem sido brutal com vários de nossos irmãos sendo assassinados de forma cruel e nossas manifestações reprimidas.

Os banqueiros e outros capitalistas vorazes querem mais e por isso pressionam para aprovar o “plano Haddad” que traz ataques ao salário mínimo (vai aumentar menos), aos Bolsa Família e ao BPC (que muitos perderão) que afetam diretamente a vida do nosso povo.

Aqui no MS, nossas retomadas sofreram duros ataques do governo Rideel (PSDB), aliado dos latifundiários que roubaram e continuam a roubar nossas terras.

Neste ano, nosso povo guarani caiouá, terena e de todas as etnias deram importantes demonstrações de luta e combatividade:

  • Nas retomadas onde nos organizamos para ocupar o que é nosso e nos foi roubado;
  • No fechamento de rodovias, na luta pela água, um direito sagrado que nos vem sendo negado;
  • no lançamento de candidaturas indígenas para defender nossos interesses e nos representar contra os políticos e partidos velhacos que só querem usar os índios e o povo pobre para se beneficiarem.

 

Nestas e outras lutas, ficou muito claro que a única maneira de conseguir algo é através do fortalecimento de nossa organização e de nossa mobilização. Que não podemos ficar esperando, confiando naqueles que dizem ser nossos representantes, mas que não tem compromisso com nosso povo e quase sempre nos traem.

Muitos dos que dizem nossos representantes, não ouvem os próprios índios, se juntam com os caraí, chefes da direita, para tramarem contra nosso povo e precisam ser também denunciados.

Diante dessa situação, nós do Coletivo Terra Vermelha, apresentamos aos nossos irmãos do Aty Guassu as seguintes propostas, para avançarmos unidos em nossa luta:

    1. Que o Conselho tire uma comissão de acompanhamento das promessas feitas e de mobilização permanente pela conquista de água. Por água gratuita e abundante para todos! Exigir o cumprimento das promessas e, se preciso, ocupar novamente todas as rodovias.
  • Por uma ampla Campanha em defesa das retomadas, contra as ameaças de despejo. Não podemos reconhecer as negociações feitas sem ouvir o povo das retomadas e suas lideranças, que são aqueles que estão na luta pela conquista da terra. Pela demarcação de todas as nossas terras!
  1. Cobrar do governo federal e estadual os investimentos para produção, saúde e educação de nosso povo.
  2. Iniciar já um debate nas comunidades sobre o lançamento de candidatos próprios, representativos de nossas lutas, das aldeias e retomadas, a todos os cargos nas próximas eleições pelos partidos de esquerda que defendem nossa causa.

 

8 de dezembro de 2024.

 

Coordenação do Coletivo de Luta Indígena Terra Vermelha

 

Contatos fones/zap: (67) 9611-305467//99219-0365// (61) 9438-7546

Artigo Anterior

Falecimento do renomado escritor paranaense Dalton Trevisan

Próximo Artigo

Polícia Militar do Estado de São Paulo assassina jovem em companhia da mãe

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!