Na Câmara Municipal de Carapicuíba, na Grande São Paulo, ocorreu um caso de racismo explícito na última terça-feira (11). O vereador João Naves (PSD) foi preso em flagrante após chamar o colega Luís Carlos (Podemos) de “preto safado” durante uma discussão. A injúria racial foi relatada por Carlos no plenário, onde ele deu voz de prisão ao colega, que tentou se esconder na Câmara após o crime.
“Eu gostaria que constasse em ata que na sala de reuniões acabei de ter uma discussão com o vereador doutor João Naves, o qual acabou de me chamar de ‘preto safado’ na presença de mais seis ou sete vereadores. Então gostaria que isso constasse em ata. Acabei de dar voz de prisão para o mesmo”, declarou Carlos em vídeo gravado durante a sessão.
Após o ocorrido, Naves foi conduzido por agentes da Polícia Civil à delegacia. Imagens mostram o momento em que o parlamentar entra na viatura, em frente à Câmara, sem responder às acusações.
Vereador dá voz de prisão a outro parlamentar que o chamou de “preto safado”
Nesta terça-feira (10), o vereador Luís Carlos abriu boletim de ocorrência, no 1° Distrito Policial de Carapicuíba, por crime de racismo contra o parlamentar João Naves.https://t.co/xpnGkrszqx pic.twitter.com/B6ZWXmqTsz
— Diário da Região (@webdiario) December 10, 2024
Bruno Marino registrou um boletim de ocorrência e, em vídeo divulgado nas redes sociais, lamentou o desdobramento da discussão parlamentar.
“Infelizmente, uma discussão parlamentar se tornou caso de polícia. Tive grande problema com o vereador Dr. João Naves, o qual me ofendeu diversas vezes e, por fim, acabou fazendo uma injúria racial contra a minha pessoa, onde afirmou por duas vezes que eu era um preto safado. Isso eu não vou admitir, e ninguém pode admitir nenhum crime racial, ainda mais na casa de leis”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou a prisão de João Naves, de 67 anos, em flagrante por injúria racial. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba, onde a vítima e testemunhas prestaram depoimento.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, Naves passará por audiência de custódia nesta quarta-feira (11). Até o momento, ele segue detido e não se manifestou sobre as acusações.
O vereador João Naves foi detido, nesta terça-feira (10), na Câmara de Carapicuíba, pela delegado titular do 1° DP Marcelo José do Prado, por crime de racismo contra o também vereador Luís Carlos.https://t.co/EPZgQZPI7K pic.twitter.com/9xbH3VFs6Z
— Diário da Região (@webdiario) December 10, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line