O hospital Sírio-Libanês informou, em boletim médico divulgado nesta quarta-feira, que o presidente Lula passou bem a noite e encontra-se lúcido, após ser submetido a uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana na madrugada de terça-feira.
“Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, sintetizam os médicos que acompanham o presidente.
Segundo a equipe, o presidente seguirá internado, conforme o previsto em coletiva concedida pós-cirurgia. O informe não cita prazo para que o presidente receba alta. A expectativa inicial é de que ele retorne para Brasília na próxima semana para seguir com a recuperação.
Pouco mais de 24 horas após a cirurgia, Lula também “permanece com dreno enquanto aguarda novos exames de rotina”.
Lula é acompanhado por uma equipe médica coordenada pelo doutor Roberto Kalil Filho e pela doutora Ana Helena Germoglio.
A cirurgia
O presidente foi submetido a uma cirurgia na terça-feira para drenar um hematoma após um exame de imagem constatar uma hemorragia intracraniana, causada por um acidente doméstico sofrido por ele em outubro.
O procedimento, chamado de trepanação, consiste em uma perfuração do crânio, e a passagem de drenos para conter o sangramento. A intervenção é tida como “relativamente comum” no ramo da neurocirurgia.