Brasil e Eslováquia fecham acordos nas áreas de defesa, economia e segurança

Os governos do Brasil e da Eslováquia fecharam acordos, protocolos e memorandos nesta terça-feira (10), no Palácio do Itamaraty, nas áreas de defesa, economia, diplomacia e segurança.

“Os acordos que assinamos trarão novas oportunidades em áreas como cooperação em defesa, segurança cibernética no combate a ilícitos transnacionais”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin, que recebeu o primeiro-ministro daquele país, Robert Fico.

O encontro estava na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que passou por uma cirurgia, em São Paulo, para drenagem de hematoma na cabeça e passa bem.

Leia mais: OMS garante US$ 1,7 bilhão com investimentos no G20

Na declaração à imprensa, o primeiro-ministro da Eslováquia destacou a importância de fortalecer a cooperação econômica bilateral e regional entre o Brasil, a União Europeia e blocos locais.

O vice-presidente brasileiro agradeceu o apoio da Eslováquia para a consolidação do acordo entre o Mercosul e União Europeia.

“Representa muito mais do que um acordo econômico e comercial. Simboliza a aproximação de duas regiões capazes de influenciar a governança global e reforça o compromisso de ambas com os regimes multilaterais de comércio e de proteção ao meio ambiente”, afirmou o brasileiro.

Entre os acordos, Alckmin destacou a contribuição do Brasil para modernização da Força Aérea Eslovaca por meio das aeronaves C-390 Millenium da Embraer.

“Também firmamos um protocolo para atualizarmos nosso acordo para evitar a bitributação. Além de impedir a evasão fiscal, esse instrumento vai oferecer mais segurança e previsibilidade para o comércio bilateral e investimento recíprocos”, disse.

O vice-presidente aproveitou para também agradecer o primeiro-ministro pela adesão do seu país à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

“Esse é o principal legado da presidência brasileira do G20”, transmitiu Alckmin um recado do presidente Lula.

“Agradecemos ainda a doação às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Não esqueceremos esse ato de generosidade”, disse o vice.

Artigo Anterior

Governo admite rever alterações no BPC para avançar com corte de gastos no Congresso

Próximo Artigo

Projeto de Contarato que torna homicídio no trânsito crime inafiançável avança

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!