Boato – Marco Rubio e Arthur Lira fizeram uma reunião por Skype falando sobre Trump e a queda de Lula no Brasil.

Análise

Mesmo com a revelação de um plano golpista para derrubar Lula e a prisão de algumas pessoas, ainda tem gente nas redes sociais que fomenta (com ideias alucinadas) a premissa de que “tudo vai mudar”. Isso foi abastecido com a eleição de Donald Trump.

Neste contexto, um vídeo circula em redes sociais apontando que o o senador americano Marco Rubio teria realizado uma reunião virtual com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar de uma suposta reorganização política no Brasil. A narrativa sugere interferência dos Estados Unidos na política brasileira, mencionando a suposta restauração dos direitos políticos de Jair Bolsonaro e outras ações de cunho golpista. Leia:

Estamos confirmando a informação dada ontem a respeito da reunião, realizada via Skype, entre Marco Rubio e Artur Lira. Rubio abriu a reunião se apresentando como o atual secretário de Estado dos EUA, reforçando que “Biden” não possui mais nenhuma autoridade e poder, portanto o sistema que está dominando o Brasil não possui mais garantia política e bélica dessa ala esquerdista americana. Disse ainda que possui todas as provas em relação ao ocorrido nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil e, da cumplicidade da presidência do Senado brasileiro, que nada fez para impedir a ditadura implantada pelo poder judiciário.

Lira explicou, na íntegra com detalhes, o atual cenário existente no Brasil, onde o STF tomou para si o comando ,neutralizando os demais poderes da república e se colocou a disposição para colaborar naquilo que for necessário para que o Brasil volte a ter ordem. Diante da sua demonstração em colaborar, Rubio exigiu que Lira se afaste do sistema e que sua primeira ação será colocar em votação aberta no congresso a volta dos direitos de elegibilidade de Bolsonaro que lhe foi tirado inconstitucionalmente e, para tal contará com respaldo irrestrito dos EUA para que tudo ocorra em conformidade com a constituição brasileira.

Marco Rubio afirmou que havendo colaboração, não haverá nenhuma sanção sobre o Brasil e, de acordo com a linha sucessória constitucional, os EUA garantiriam que Lira assumiria temporariamente a presidência do Brasil até que novas eleições fossem marcadas em conformidade com a constituição brasileira. Por fim, disse Rubio: “O que está para acontecer no Brasil é histórico e, posso lhe garantir que os nomes citados receberão duras penas. * desdobramentos

Checagem

O conteúdo se espalhou com todas as forças na internet e chamou atenção. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Marco Rubio se encontrou com Arthur Lira? 2) O conteúdo do texto que fala sobre o encontro entre Marco Rubio e Arthur Lira faz sentido? 3) Há outros casos similares de conteúdos que falam de golpe no Brasil após Trump assumir?

Marco Rubio se encontrou com Arthur Lira?

Não, essa reunião nunca aconteceu. Tanto Arthur Lira quanto Marco Rubio não comentaram ou confirmaram tal encontro, e não há registros de qualquer reunião oficial ou virtual entre os dois. Na ocasião, inclusive, o jornalista Claudio Dantas apontou que a assessoria do presidente da Câmara desmentiu a tal “reunião por Skype”. Leia:

Muita gente me procurou hoje para tentar confirmar a informação de uma suposta reunião via Skype entre Marco Rubio e Arthur Lira. Eu contatei a assessoria de Lira, que a desmentiu categoricamente. Que fique registrado. A posse de Trump é dia 20.

Certamente, os arbítrios vividos no Brasil serão alvo da nova diplomacia americana e da atuação dos republicanos, mas existem N prioridades para Rubio, inclusive uma guerra com ameaça nuclear que precisa ser desescalada.

A restituição dos fundamentos democráticos no Brasil deve ser trabalhada diariamente pelos próprios brasileiros, com responsabilidade e resiliência, o que passa pela qualificação do debate e a sensibilização gradual da sociedade, tanto aqui como lá fora. Não há espaço para boatos ou elucubrações.

O conteúdo do texto que fala sobre o encontro entre Marco Rubio e Arthur Lira faz sentido?

Não. O texto mistura elementos conspiratórios e desinformação. A ideia de que os EUA interfeririam diretamente na política interna brasileira, especialmente por meio de um senador, é incoerente com a prática diplomática americana e os atuais contextos políticos de ambos os países.

Vale apontar outros elementos descritos na mensagem que desmentiu o encontro entre os dois: 1) Trump não é presidente. 2) Uma decisão como esta seria uma uma afronta à soberania de um país. 3) Trump já deixou claro que não vai ligar para questões externas e focar no “America First” (EUA em primeiro lugar).

Há outros casos similares de conteúdos que falam de golpe no Brasil após Trump assumir?

Sim, conteúdos conspiratórios associando Donald Trump e aliados à política brasileira já foram desmentidos no Boatos.org. Por exemplo, a história falsa de que Trump prenderia Alexandre de Moraes assim que assumisse o cargo novamente ou que Marco Rubio estaria articulando punições a militares que “trairam Bolsonaro” são variações desse tipo de narrativa golpista. Na medida em que Trump vá assumir o governo dos EUA, esses fakes devem se intensificar.

Conclusão

Fake news ❌

A história de que Marco Rubio se reuniu com Arthur Lira para discutir a restauração dos direitos políticos de Jair Bolsonaro é completamente falsa. Trata-se de um conteúdo sem lógica e com uma narrativa que foi até desmentida. Nada muito diferente do que já desmentimos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 08/12/2024