A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), órgão da ONU, alertou nesta sexta-feira (6) que o Irá está avançando rumo à bomba atômica.
Em entrevista à agência Reuters, o chefe do órgão, Rafael Grossi, afirmou que o Irá está aumentando a quantidade de urânio enriquecido a 60%, estimada em cinco a seis quilos por mês, aproximando-se dos 90% necessários à fabricação de armas nucleares.
Grossi destacou que o Irã já possui recursos suficientes para produzir até quatro bombas atômicas. “Isso é uma mensagem. É uma mensagem clara de que eles [Irã] estão respondendo ao que sentem como pressão”, disse.
O governo iraniano, por sua vez, negou trabalhar na fabricação de armas nucleares, alegando que seu programa tem objetivos meramente civis.
Segundo Grossi, inspetores da ONU planejam averiguar as atividades nucleares no país.
Em relatório confidencial enviado aos Estados-membros, a IAEA confirmou que o Irã estava acelerando o enriquecimento de urânio e instruiu o Irá a “fornecer garantias oportunas e tecnicamente confiáveis de que a instalação não está sendo usada indevidamente para produzir urânio com um nível de enriquecimento superior ao declarado, e que não há desvio de material nuclear declarado”.