O Inter Miami, de Lionel Messi, será o anfitrião da partida de abertura do novo Mundial de Clubes da Fifa 2025, nos Estados Unidos, contra o egípcio Al Ahly, conforme determinado pelo sorteio da competição, realizado nesta quinta-feira 5.
Inter Miami e Al Ahly, vencedor da Liga dos Campeões Africanos, vão se enfrentar em 15 de junho de 2025, no Hard Rock Stadium, em Miami, pelo Grupo A, que é completado pelo Palmeiras e pelo português Porto.
O Mundial de Clubes, ampliado pela primeira vez para 32 times de todos os continentes, definiu sua fase de grupos com um sorteio que sofreu inúmeras modificações devido a restrições geográficas.
O Botafogo, campeão da Libertadores de 2024, caiu no complicado Grupo B, com Paris Saint-Germain, Atlético de Madrid e Seattle Sounders, contra quem o time carioca fará sua estreia.
Já o Flamengo é o cabeça de chave do Grupo D e vai estrear no Mundial contra o Espérance da Tunísia. A chave é completada pelo Chelsea e pelo mexicano Club León.
E o Fluminense fará sua estreia contra o Borussia Dortmund pelo Grupo F, que tem também o sul-coreano Ulsan e o sul-africano Mamelodi Sundowns.
Entre os argentinos, o Boca Juniors foi colocado no Grupo C com o alemão Bayern de Munique, o neozelandês Auckland City e o português Benfica. Já o River Plate estará na chave E com a Inter de Milão do argentino Lautaro Martínez, o mexicano Monterrey e o japonês Urawa Red Diamonds.
O Grupo G tem o Manchester City como cabeça de chave. O time inglês estreia contra o Wydad, do Marrocos, enquanto a Juventus inicia sua participação no torneio contra o Al Ain, dos Emirados Árabes, na mesma chave.
O Real Madrid é cabeça de chave do Grupo H que tem também o saudita Al Hilal do técnico português Jorge Jesus e do astro brasileiro Neymar, além do austríaco Salzsburg e do mexicano Pachuca.
Os dois primeiros colocados de cada chave se classificarão para as oitavas de final.
“Um dia histórico”
Na cerimônia do sorteio, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu o valor histórico desta nova competição, que tem sido contestada por importantes ligas europeias por considerar que sobrecarrega ainda mais um calendário futebolístico que já coloca os jogadores no limite.
Este é “um dia histórico”, proclamou o dirigente.
“O futebol une o mundo com as Copas do Mundo, temos uma masculina desde 1930 e outra feminina, mas faltava alguma coisa para definir o melhor clube do mundo e agora temos”, afirmou. “Uma nova era começa no mundo do futebol de clubes.”
O dirigente revelou, com o ex-astro brasileiro Ronaldo Fenômeno, o troféu do torneio, de formato circular e com uma chave que destrava suas diversas esferas.
Infantino também exibiu um vídeo com uma mensagem de Donald Trump, que será presidente dos Estados Unidos quando o torneio for realizado.
“Este evento vai ser incrível. Estou honrado que o futebol esteja vindo ao meu país”, disse Trump.
“O futebol está crescendo como um incêndio [nos Estados Unidos]. Meu filho Barron é um grande torcedor e também um bom jogador e adora futebol”, disse o presidente eleito, cuja filha Ivanka compareceu ao sorteio e participou sorteando a primeira bola dos potes.
O evento será o grande ensaio prévio à Copa do Mundo de seleções de 2026 que os Estados Unidos, mercado estratégico para o futuro do futebol, sediarão com seus vizinhos México e Canadá.
Composição dos grupos do novo Mundial de Clubes após o sorteio realizado nesta quinta-feira:
Grupo A
Palmeiras (BRA)
Porto (POR)
Al Ahly (EGY)
Inter Miami (USA)
Grupo B
Paris Saint-Germain (FRA)
Atlético Madrid (ESP)
Botafogo (BRA)
Seattle Sounders (USA)
Grupo C
Bayern Munich (GER)
Auckland City FC (NZL)
Boca Juniors (ARG)
Benfica (POR)
Grupo D
Flamengo (BRA)
Espérance (TUN)
Chelsea (ENG)
Club Leon (MEX)
Grupo E
River Plate (ARG)
Urawa Red Diamonds (JPN)
Monterrey (MEX)
Inter de Milão (ITA)
Grupo F
Fluminense (BRA)
Borussia Dortmund (GER)
Ulsan HD FC (KOR)
Mamelodi Sundowns (RSA)
Grupo G
Manchester City (ENG)
Wydad (MAR)
Al Ain (UAE)
Juventus (ITA)
Grupo H
Real Madrid (ESP)
Al Hilal (KSA)
Pachuca (MEX)
RB Salzburg (AUT)