Lula exalta economia e ironiza rejeição do setor financeiro: ‘Povo consumindo e mercado reclamando’

O presidente Lula (PT) participou da inauguração de uma fábrica de celulose da Suzano, nesta quinta-feira 5, em Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, e aproveitou para criticar a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de corte de gastos do governo.

No evento, Lula citou a pesquisa da Quaest divulgada nesta semana que mostrou a reprovação de 90% dos agentes do mercado à sua gestão. “Vamos entregar de novo uma economia crescendo, povo consumindo e o mercado reclamando”, sintetizou o petista. 

“Ontem saiu uma pesquisa dizendo que 90% do mercado, daqueles que compõem a Faria Lima, são contra o meu governo. Eu já ganhei 10% porque, nas eleições [de 2022], eles eram 100% contra.”

Ao comentar os dados do IBGE a indicarem que o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre, Lula ironizou a chefe do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva.

“No meio de janeiro de 2023, a diretora-geral do FMI, que deve saber de tudo, menos economia, foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0,8%. Eu disse para ela: ‘Minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas a senhora não conhece do Brasil.’”

O PIB avançou 3,2% em 2023. Para este ano, os dados reforçam a expectativa de crescer ainda mais.

“Agora, outra vez, algumas pessoas do mercado começaram a anunciar e alardear na imprensa que a economia brasileira não ia crescer mais do que 1,5%. E para a nossa bela sorte a economia brasileira vai crescer neste ano 3,5%. E, se tomar cuidado, pode chegar a 4%. Um dos maiores crescimentos de todos os países do mundo”, acrescentou Lula.

Artigo Anterior

20 estados terão chuvas intensas nesta quinta, alerta Inmet

Próximo Artigo

Turbulências causadas pelo governo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!