A economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o trimestre anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do País alcançou 3 trilhões de reais em valores correntes.
O PIB brasileiro acumula alta de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. As expectativas para o crescimento da economia em 2024 foram revisadas para 3,5%, após os analistas terem previsto um crescimento de 1,5% no início do ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o resultado, afirmando que “continuamos com o PIB crescendo e criando mais emprego e renda na mão dos brasileiros”.
Subidas e descidas
O setor de Serviços foi o que mais contribuiu para o PIB do terceiro trimestre, com alta de 0,9%. A indústria também cresceu 0,6%. No setor de serviços, a área de informação e comunicação registrou o maior aumento, com 2,1%.
A oferta foi alta, com o consumo das famílias crescendo 1,5% e o consumo do governo aumentando 0,8%. A produção agropecuária, por outro lado, recuou 0,9%.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) também registrou alta, com 2,1%, e a taxa de investimento na economia aumentou para 17,6%, o maior percentual desde 2022.
Em termos de comércio internacional, as importações cresceram 1%, enquanto as exportações registraram queda de 0,6%.