Dominação Mental: A Ferramenta Imperialista para Manter o Poder

Por Jair de Souza*

Muito se fala sobre como as potências imperialistas usam seu poderio militar e econômico para impor seus desígnios sobre os países mais fracos.

No entanto, além disso, a hegemonia imperialista também se utiliza de outras ferramentas de subjugação que, à primeira vista, são muito mais difíceis de detectar.

Para exercer seu domínio, as potências imperialistas precisam conquistar as mentes de uma parcela significativa de cidadãos das nações submetidas, para que estes venham a atuar como representantes dos interesses do poder imperialista.

Uma das tarefas da central de impulsionamento ideológico do imperialismo é dividir a esquerda e inviabilizar aqueles que propõem a substituição do sistema capitalista.

Em outras palavras, são bem-vindas organizações que se autoclassifiquem como de esquerda, desde que suas lutas se limitem a questões identitárias e de costume, e não questionem a política de alinhamento geopolítico do imperialismo.

O vídeo disponível no enlace está associado às palavras deste texto.

Temos ali o caso da OTAN Cultural, um sistema desenvolvido pelos órgãos de inteligência dos Estados Unidos para combater a propagação de ideias e visões de mundo que contrariassem os interesses dos EUA.

Se dedicarmos nossa atenção ao conteúdo do vídeo, vamos nos dar conta de que o esquema idealizado para servir como ponta de lança da ideologia imperialista estadunidense continua em plena vigência nos dias de hoje.

E para que fique evidente que não se trata somente de um assunto relacionado com países europeus, basta lembrar como se formaram e operam no Brasil certas organizações financiadas pelas grandes fundações da potência norteamericana.

De todas maneiras, vale muito a pena ver este vídeo e debater seu conteúdo com quantos for possível.

Foi por ter esta preocupação que me dediquei a traduzi-lo ao português e legendá-lo.

Espero que possa ser útil para elevar nosso nível de consciência a respeito dos desafios com os quais nos temos de defrontar.

Tradução ao português e legendas: Jair de Souza

*Jair de Souza é economista e mestre em linguística pela UFRJ.

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/12/2024