Foto: Guara Silva

Por Lays Furtado

Uma parceria inédita foi firmada em Memorando de Entendimento (MoU) entre a Universidade Federal de Brasília (UnB) e a Universidade Agrícola da China (CAU), no marco do lançamento do Centro Brasil-China de Pesquisa, Desenvolvimento e Promoção de Tecnologia e Mecanização para Agricultura Familiar.

O evento contou com a presença de autoridades de ambos países, que celebraram a parceria ao longo da cerimônia.

O MoU foi assinado por Rozana Reigota Naves, Reitora da UnB e Du Taisheng, Vice-Presidente da Universidade Agrícola da China (CAU).

Entre as autoridades presentes, também estiveram: Huai Jinpeng, Ministro da Educação da China; Zhu Qingqiao, Embaixador da China; Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA); e João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A programação também incluiu visitas e apresentações em locais que ilustram a cooperação entre Brasil e China, com a exibição das máquinas agrícolas chinesas; mostra das experiências de Cooperação China-Brasil em Mecanização Agrícola; apresentação do Centro Brasil-China para Agricultura Familiar; do laboratório de Agroecologia Familiar Digital (Living Lab do sistema Bigdata); e Residência Científica e Tecnológica.

O evento contou com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB), e com o apoio da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), do MDA, bem como da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC).

Celebração do marco de cooperação bilateral

João Pedro Stedile, do MST, iniciou sua fala saudando as delegações chinesas e o embaixador Zhu Qingqiao, destacando a importância do momento para os desafios da agricultura familiar no Brasil.

O Ministro do MDA, Paulo Teixeira, destacou três pilares fundamentais para fortalecer a agricultura familiar no Brasil: financiamento com juros baixos, Reforma Agrária e compras públicas.

O Ministro de Educação da China, Huai Jinpeng, celebrou a parceria entre a Universidade Agrícola da China e a UnB, descrevendo o dia como um marco para a colheita de frutos dessa cooperação.

Fórum Brasil-China

O marco de lançamento do Centro Brasil-China foi um evento antecedido pela programação do “Fórum Brasil-China: Marcos para uma nova cooperação para o desenvolvimento compartilhado”, que aconteceu entre os dias 26 e 27 de novembro de 2024, na UnB, em Brasília.

O Fórum foi resultado da crescente cooperação entre Brasil e China em pesquisas agrícolas e no desenvolvimento rural, com foco na agricultura familiar.

Ao longo dos dois dias, especialistas, representantes de movimentos sociais agrários, empresas de tecnologia, universidades e governos do Brasil e da China reuniram-se para discutir uma série de temas cruciais.

Debates sobre a cooperação e o desenvolvimento agrário

A mesa de abertura do evento ocorreu na tarde do dia 26 de novembro, no Auditório da Faculdade de Tecnologia da Unb, em que foram apresentadas as “Novas Bases da Geopolítica Contemporânea e Soluções para o Desenvolvimento Nacional no Sul Global”.

A mesa de abertura foi composta por: Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Liang Yongmei, do Instituto de Economia Industrial da Academia Chinesa de Ciências Sociais; João Pedro Stedile, do MST e Yue Haiping, vice-presidente da TCL LABS.

A mesa de abertura foi seguida por debates sobre a “Estratégia Tecnológica para a Agricultura Familiar na Cooperação entre Brasil e China” e sobre a “Mecanização, Tecnificação e Agricultura Digital na Agricultura Familiar”.

Os debates contaram com a participação de especialistas, representantes de movimentos sociais agrários, empresas de tecnologia, universidades e governos do Brasil e da China.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/11/2024